Multiplicidade e heteronímia
Resumo
A partir da figura de António Mora, heterônimo filósofo de Fernando Pessoa, intenta-se investigar o procedimento heteronímico como chave teórica da relação entre literatura e pensamento. Na relação que certos escritos de Pessoa mantêm com uma tentativa de formular teorias que deem conta do poético, eles nos permitem entender a heteronímia como uma disposição que atravessa os discursos delimitados. Importa-nos desdobrar, portanto, ressonâncias que nos impelem a perceber, nos escritos pessoanos, a tensão que impõem à unidade, à identidade. Para tanto, privilegiaremos a investigação da noção de multiplicidade, aproximando-nos do enfoque de pensadores pós-estruturalistas, com ênfase no pensamento de Gilles Deleuze.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2013 Gabriel Cid de Garcia

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam na Revista Investigações concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (exemplo: depositar em repositório institucional ou publicar como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Qualquer usuário tem direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial.
Adaptar — remixar, transformar e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença.
De acordo com os termos seguintes:
Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.