REFLEXÕES EPISTEMOLÓGICAS ACERCA DA NARRATIVA LITERÁRIA: DO CONTEXTO AO TEXTO
Résumé
As mudanças no modo de pensar, ser e agir do homem em sociedade ao longo de sua existência afetam o campo literário, alterando as estruturas formais, imagéticas e temáticas dos diferentes gêneros literários. Para tanto, procuraremos refletir como ocorreu a passagem do mito ao lógos, por volta do século V a.C., e como a evolução do pensamento humano (contexto) tornou-se texto na forma literária, pensando como a “totalidade oculta da vida”, de que fala Lukács (2009), o eu e o outro, o sujeito e o objeto se apresentam nas narrativas literárias clássicas, medievais e modernas.Références
ADORNO, Theodor W. Posição do narrador no romance contemporâneo. In: Notas de literatura I. São Paulo: Duas Cidades; Ed. 34, 2003.
BENJAMIN, Walter. O narrador: considerações sobre a obra de NiKolai Leskov. In: ______. Magia e técnica, arte e política: obras escolhidas. 3ª ed. São Paulo: Brasiliense, 1987.
CANDIDO, Antonio. Literatura e sociedade: estudos de teoria e história literária. 11ª Ed. Rio de Janeiro: Ouro sobre o Azul, 2010.
ELIADE, Mircea. Mito e realidade. São Paulo: Perspectiva, 1972.
FRYE, Northrop. Anatomia da crítica. São Paulo: Cultrix, 1973.
FRYE, Northrop. Os arquétipos da literatura. In: _______. Fábulas de identidade: Estudos de mitologia poética. São Paulo: Nova Alexandria, 2000. p. 13-27.
FRYE, Northrop. Mito, ficção e deslocamento. In: _______. Fábulas de identidade: Estudos de mitologia poética. São Paulo: Nova Alexandria, 2000. p. 28-47.
JOLLES, André. O mito. In: Formas Simples. São Paulo: Cultrix, 1976. p.83-108.
LUKÁCS. Georg. A teoria do romance. 2ª Ed. São Paulo: Duas Cidades; Editora 34, 2009.
MELO, Cimara Valim de. O lugar do romance na literatura brasileira contemporânea. São Paulo: Annablume, 2013.
ZILBERMAN, Regina. Do mito ao romance: tipologia da ficção brasileira contemporânea. Caxias do Sul: UCS-EST, 1977.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
© Cassiana Grigoletto 2015

Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .
Autores que publicam na Revista Investigações concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (exemplo: depositar em repositório institucional ou publicar como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Qualquer usuário tem direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial.
Adaptar — remixar, transformar e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença.
De acordo com os termos seguintes:
Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.