Um percurso ético fracassado: uma leitura de Ressurreição, de Machado de Assis
Abstract
Este artigo faz uma leitura da representação ética particular de Ressurreição, primeiro romance de Machado de Assis, com ênfase na ética passiva adotada pelo protagonista e em seu fracasso no decurso da narrativa. Ele sugere a relevância de um estudo interdisciplinar do eto discursivo e das estratégias de encenação de informação.Riferimenti bibliografici
ABBAGNANO, Nicola. 2000. Dicionário de Filosofia. 4 ed. São Paulo: Martins Fontes. — ASSIS, Machado de. 1967. Ressurreição; A mão e a luva. 5 ed.[sic] São Paulo: Cultrix.
CHARAUDEAU, Patrick. 2007. Discurso das mídias. 1 ed.1reimpr. São Paulo: Contexto.
MAINGUENEAU, Dominique. 2008. “A propósito do ethos”. In: MOTTA, Ana Raquel; SALGADO, Luciana (org.). Ethos discursivo. São Paulo: Contexto, p. 11-29.
MOTTA, Ana Raquel; SALGADO, Luciana (org.). 2008. Ethos discursivo. São Paulo: Contexto. — NÖTH, Winfried. 2005. A Semiótica no século XX. 3 ed. São Paulo: Annablume.
Downloads
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2008 Acácio Luiz Santos

TQuesto lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione 4.0 Internazionale.
Autores que publicam na Revista Investigações concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (exemplo: depositar em repositório institucional ou publicar como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Qualquer usuário tem direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial.
Adaptar — remixar, transformar e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença.
De acordo com os termos seguintes:
Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.