Recursos Linguísticos Prosódicos como Facilitadores do Desenvolvimento da Linguagem na Clínica Fonoaudiológica do Autismo

Autori

  • Andréa Novaes Ferraz de Lima Universidade Católica de Pernambuco
  • Wagner Teobaldo Lopes de Andrade Universidade Federal da Paraíba
  • Margíria Ana de Moura Aguiar Universidade Católica de Pernambuco, Universidade Federal de Pernambuco
  • Francisco Madeiro

Abstract

Este trabalho apresenta e discute questões referentes à comunicação não verbal no caso do autismo. Respaldando-nos em Marcuschi (2003), entendemos os recursos supra-segmentais, apesar da sua natureza linguística, como marcadores de caráter não-verbal, que correspondem aos contornos entoacionais, ao tom de voz, ao ritmo, aos alongamentos vocais, entre outros. Através de gravações de sessões terapêuticas fonoaudiológicas de duas crianças autistas, percebeu-se que os recursos linguísticos prosódicos desempenharam o papel de articular os segmentos do discurso, facilitar a compreensão, orientar o interlocutor durante a interação, traduzir o estado emocional dos interactantes e facilitar o acesso ao significado do discurso.

Biografie autore

Andréa Novaes Ferraz de Lima, Universidade Católica de Pernambuco

Possui graduação em Fonoaudiologia pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP/1987). Especialista em Patologias da Linguagem pela UNICAP (2004). Mestre em Ciências da Linguagem pela UNICAP (2007). Tem experiência na área de Fonoaudiologia, com ênfase em Linguagem, atuando principalmente nos seguintes temas: linguagem, autismo, leitura e escrita, motricidade orofacial e distúrbios neurológicos.

Wagner Teobaldo Lopes de Andrade, Universidade Federal da Paraíba

Doutorando - UFPB

Margíria Ana de Moura Aguiar, Universidade Católica de Pernambuco, Universidade Federal de Pernambuco

Possui graduação em Licenciatura Plena em Letras pela Universidade Católica de Pernambuco (1971), mestrado (Master of Science) pela Georgetown University-USA (1976), doutorado em Psicolinguistica - University Of Reading-UK (1984) e pós-doutorado pela Universidade de Birmingham-UK. Professora aposentada, adjunto IV, da Universidade Federal de Pernambuco e, atualmente, professor adjunto da Universidade Católica de Pernambuco.

Francisco Madeiro

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Pubblicato

2010-07-16

Come citare

de Lima, A. N. F., de Andrade, W. T. L., Aguiar, M. A. de M., & Madeiro, F. (2010). Recursos Linguísticos Prosódicos como Facilitadores do Desenvolvimento da Linguagem na Clínica Fonoaudiológica do Autismo. Revista Investigações, 23(2), 49–64. Recuperato da https://periodicos.ufpe.br/revistas/INV/article/view/1400

Fascicolo

Sezione

Artigo - Linguística (seção livre)