De “Grandes” a Pequenas Estórias: contribuições de uma nova perspectiva para a análise da narrativa
Abstract
Este trabalho discute dois modelos teóricos para a análise da narrativa, a partir da identificação deste tipo textual enquanto a) artefato elaborado por um ou mais falantes, recapitulando experiências pessoais, composto de seções específicas e; b) construto temporalmente organizado, cuja extensão e formato não são fixos. No primeiro caso, o foco são as narrativas completas do modelo Laboviano. No segundo, incluem-se as “pequenas estórias” (Georgakopoulou 2007), foco da mais recente linha analítica. Exemplificamos a análise de narrativas orais, coletadas em português, que emergiram no contexto de conversas-entrevista, nas quais os falantes descreviam experiências de racismo.Riferimenti bibliografici
BAMBERG, Michael G. W. 1997. Positioning Between Structure and Performance. Language and Society 25: 167-203.
CHAFE, Wallace. 1990. Discourse, Consciousness and Time. Chicago: University of Chicago.
CHARON, Rita. 1986. To Render the Lives of Patients. Literature and Medicine 5:58-74.
CLARK, Herbert & RICHARD, Gerrig. 1990. Quotations as Demonstrations. Language 66:764-805.
DE FINA, Anna. 2003. Identity in Narrative: A Study of Immigrant Discourse. Amsterdam/Philadelphia: John Benjamins.
______. 2000. Orientation in immigrant narratives: The role of ethnicity in the identification of characters. Discourse Studies 2(2):131-157.
FAIRCLOUGH, Norman. 1992. Discourse and social change. Cambridge: Polity Press.
FLANNERY, Mércia S. 2008. She discriminated against her own race: voicing and identity in a story of discrimination. Narrative Inquiry 18(1):111-130.
GEORGAKOPOULOU, Alexandra. 2007. Small Stories. Interactions and Identities. Amsterdam/Philadelphia: Johns Benjamins.
GOFFMAN, Ervin. 1981. Forms of Talk. Philadelphia: University of Pennsylvania Press.
GOODWIN, Charles. 1986. Audience Diversity, Participation and Interpretation. Text 6:283-316.
HARRÉ, Rom; LANGENHOVE, van Luk. (eds.) 1999. Positioning Theory. Oxford:Blackwell Publishers.
LABOV, William. 2001. Uncovering The Event Structure of Narrative. Georgetown University Round Table on Languages and Linguistics, Washington, DC: Georgetown University Press, pp. 63-83.
LABOV, William & WALETSKY, Joshua 1967. Narrative Analysis: Oral Versions of Personal Experience, In: Helm, J. (Ed.). Essays on the Verbal and Visual Arts. Seattle/ London: University of Washington Press, pp. 12-44.
MISHLER, Elliot G. 1986. Research Interview: context and narrative. Cambridge, Massachusetts: Harvard University Press.
OCHS, Elinor and CAPPS, Lisa. 2001. Living Narrative: Creating lives in everyday storytelling. Cambridge, Mass.: Harvard University Press.
POLANYI, Livia. 1985. Telling the American story. Norwood: Ablex.
SCHIFFRIN, Deborah. 2006. In other words: variation in reference and narrative. Cambridge: Cambridge University Press.
______.1996. Narrative as Self-Portrait: Sociolinguistic. Constructions of Identity Language in Society 25(2):167-201.
______. 1982. Tense Variation in Narrative. Language 57: 45-62.
TANNEN, Deborah. 1989. Talking Voices: Repetition, Dialogue and Imagery in Conversational Discourse. Cambridge University Press.
VAN LEEUWEN, Teun.1996. The representation of social actors. In: Rosa Caldas, Carmen; Coulthard, Malcolm. Readings in critical discourse analysis. New York: Routledge.
Downloads
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2010 Mércia Regina Santana Flannery

TQuesto lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione 4.0 Internazionale.
Autores que publicam na Revista Investigações concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (exemplo: depositar em repositório institucional ou publicar como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Qualquer usuário tem direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial.
Adaptar — remixar, transformar e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença.
De acordo com os termos seguintes:
Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.