Das idéias lingüísticas e suas contribuições ao conceito de autoria na produção textual de sala de aula: uma leitura de textos de M.Bakhtin
Abstract
Este artigo discute a contribuição do conhecimento teórico, no contexto da relação teoria-prática para a formação de produtores autores de seus próprios textos, a luz do conceito de “autor” formulado por M.Bakhtin.Riferimenti bibliografici
BAKHTIN, M. 1992. O autor e o herói. In; — Estética da Criação Verbal. São Paulo: Martins Fontes.
______. 1992. Os gêneros do discurso. In; — Estética da Criação
Verbal. São Paulo: Martins Fontes.
BENVENISTE, E. 1989. Semiologia da Língua. In: — E. Benveniste,
Problemas de Lingüística Geral, Vol.2. Campinas: Pontes.
BRONCKART, J.P.; GIGER, I.P. 1998. La transposition didactique:
histoire et perspectives d’une problématique fondatrice. Pratiques, n. 97-
CHARTIER, R. 1994. A ordem dos livros. Brasília: Editora da UNB.
DE CERTEAU, M. 1994. A invenção do Cotidiano. Rio de Janeiro: Vozes.
FARACO, C.A. 2000. Área de Linguagem: algumas contribuições para
sua organização. In: A. Kuenzer (org), Ensino Médio: construindo uma
proposta para os que vivem do trabalho. São Paulo: Cortez Editora.
______. 2003. In: A .C. Xavier; S. Cortez (orgs), Conversa com
Lingüistas. São Paulo: Parábola.
FOUCAULT, M. 1989. O que é um autor. Lisboa: Vega Editora.
______. 1996. A ordem do discurso. São Paulo: Edições Loyola.
GERALDI, J. W. 1991. Portos de Passagem. São Paulo: Martins Fontes.
______. 1999. A questão externa da sala de aula. In: E. Zaccur (org), A magia da Linguagem. Rio de Janeiro: DP&A Editora.
______. 2003. In: A. C. Xavier; S. Cortez (orgs), Conversa com
Lingüistas. São Paulo: Parábola.
OLIVEIRA, M. B. F. 2001. O Ensino da Produção Textual: o saber e o
fazer das professoras. In: L. Passeggi; M. S. Oliveira (orgs), Lingüística e
Educação: Gramática, Discurso, Ensino. São Paulo: Terceira Margem.
______. 2004. Discutindo a formação inicial de professores de língua
materna: o problema da disciplinarização dos saberes de referência. Atas do VI Congresso Nacional de Lingüística Aplicada, PUC/SP. CD-ROM.
ORLANDI, E. 1998. Nem escritor, nem sujeito, apenas autor. In: —
Discurso e Leitura. São Paulo: Cortez.
POSSENTI, S. 2002. Indícios de autoria. Perspectiva, v,20. n.01.
SACRISTÁN, J. G. 2002. Tendências investigativas na formação de
professores. In S. G. Pimenta; E. Ghedin (orgs), Professor reflexivo no
Brasil: gênese e crítica de um conceito. São Paulo: Cortez Editora.
VOLOSHINOV, V. 1969. Marxismo e Filosofia da Linguagem. São
Paulo: Hucitec.
Downloads
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2006 Maria Bernadete Fernandes de Oliveira

TQuesto lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione 4.0 Internazionale.
Autores que publicam na Revista Investigações concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (exemplo: depositar em repositório institucional ou publicar como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Qualquer usuário tem direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial.
Adaptar — remixar, transformar e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença.
De acordo com os termos seguintes:
Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.