A tragédia grega: um estudo teórico
Abstract
O presente estudo tem por objetivo apresentar algumas considerações teóricas sobre a tragédia grega, sua gênese e suas particularidades. Além de proporcionar conhecimento acerca desta especificidade literária surgida na Grécia Antiga, objetiva-se, a partir de tais reflexões, oferecer ao presente leitor um embasamento que torne possível a identificação de obras literárias de natureza trágica.Riferimenti bibliografici
ABBAGNANO, Nicola. Dicionário de filosofia. 2003. Trad. Alfredo Bosi e Ivone Castilho Benedetti. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes.
ARISTÓTELES. Poética. 1987. Trad. Eudoro de Souza. São Paulo: Nova Cultural.
BENJAMIN, Walter. 1984. Origem do drama barroco alemão. Trad. Sergio Paulo Rouanet. São Paulo: Brasiliense.
BORNHEIM, Gerd. 1992. O sentido e a máscara. 3. ed. São Paulo: Perspectiva.
BRANDÃO, Junito de Souza. 2000. Dicionário mítico-etmológico da mitologia grega. 2. vols. 4. ed. Petrópolis: Vozes.
______. 1992. Teatro grego: origem e evolução. São Paulo: Ars Poetica.
______. 1996. Teatro grego: tragédia e comédia. 6. ed. Petrópolis: Vozes.
CARVALHO, Alfredo Leme Coelho de. 1998. Interpretação da Poética de Aristóteles. São José do Rio Preto: Rio-Pretense.
CÉZAR, Adelaide Caramuru. 1999. “O trágico enquanto marca do texto literário”. Signum: estudos literários, Londrina, n. 2, p. 139-153.
CIVITA, Victor. 1973. Mitologia. 3. vols. São Paulo: Abril Cultural.
DANZIGER, Marlies K. e JOHNSON, W. Stacy. 1974. Introdução ao
estudo crítico da literatura. Trad. Álvaro Cabral. São Paulo: Cultrix.
FRYE, Northrop. 1957. Anatomia da crítica. Trad. Péricles Eugênio da
Silva Ramos. São Paulo: Cultrix.
HARVEY, Paul. 1998. Dicionário Oxford de literatura clássica grega e
latina. Trad. Mário da Gama Kury. Rio de Janeiro: J. Zahar.
HEINZ-MOHR, Gerd. 1994. Dicionário dos símbolos: imagens e
sinais da arte cristã. Trad. João Rezende Costa. São Paulo: Paulus.
KITTO, H. D. F. 1990. Tragédia grega: estudo literário. Trad. José
Manuel Coutinho e Castro. 2. vols. 3. ed. Coimbra: Armênio Amado.
KOTHE, Flávio R. 2000. O herói. 2. ed. São Paulo: Ática.
LESKY, Albin. 1996. A tragédia grega. Trad. J. Guinsburg et al. 3. ed.
São Paulo: Perspectiva.
MEICHES, Mauro Pergaminik. 2000. A travessia do trágico em análise. São Paulo: Casa do Psicólogo.
ROMILLY, Jacqueline de. 1998. A tragédia grega. Trad. Ivo Martinazzo. Brasília: Editora Universidade de Brasília.
ROSENFIELD, Kathrin Holzermaur. 2000. Antígona – de Sófocles a
Hölderlin: por uma filosofia trágica da literatura. Porto Alegre: L&PM.
SÓFOCLES. 2002. A trilogia tebana: Édipo Rei, Édipo em Colono e
Antígona. Trad. Mário da Gama Kury. 10. ed. Rio de Janeiro: J. Zahar.
VERNANT, Jean-Pierre. 2001. Entre mito & política. Trad. Cristina Murachco. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo.
______. e VIDAL-NAQUET, Pierre. 1999. Mito e tragédia na Grécia antiga I e II. Trad. Anna Lia A. de Almeida Prado et al. São Paulo: Perspectiva.
VOILQUIN, Jean e CAPELLE, Jean. 1964. “Introdução”. In: ARISTÓTELES. Arte retórica e arte poética. Trad. Antônio Pinto de Carvalho. São Paulo: Difusão Européia do Livro.
Downloads
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2005 Adilson dos Santos

TQuesto lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione 4.0 Internazionale.
Autores que publicam na Revista Investigações concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (exemplo: depositar em repositório institucional ou publicar como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Qualquer usuário tem direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial.
Adaptar — remixar, transformar e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença.
De acordo com os termos seguintes:
Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.