Uma mirada interna: centro e periferia em Selva trágica

Autori

  • Fábio Luiz de Arruda Herrig Universidade Federal da Grande Dourados

Abstract

Este artigo tem por finalidade fazer uma análise do texto literário de Selva trágica, de Hernani Donato, particularmente das infl uências culturais que podem ser percebidas na obra, observando como há a imposição de formas de trabalho vindas de um centro, baseado em um capital econômico e, na contramão, há uma resistência dos trabalhadores com relação a essa imposição. Em outros termos, o que se pretende é explorar a relação centro e periferia, dando atenção às estruturas intermediárias que se interpõem nessa relação.

Biografia autore

Fábio Luiz de Arruda Herrig, Universidade Federal da Grande Dourados

Mestre em Letras pela Universidade Federal da Grande Dourados

Riferimenti bibliografici

AGAMBEN, Giorgio. 2007. Profanações. Tradução Selvino José Assman. São Paulo: Boitempo.

AGUIAR, Flavio; VASCONCELOS, Sandra Guardini. 2004. O conceito de transculturação na obra de Ángel Rama. In: ABDALA JÚNIOR, Benjamin. Margens da cultura: mestiçagem, hibridismo & outras misturas. São Paulo: Boitempo.

CARVALHAL, Tânia. 2003. Fronteiras da crítica e crítica das fronteiras. In: – O próprio e o alheio: Ensaios de Literatura comparada. São Leopoldo (RS): Unisinos, p. 153-183.

DONATO, Hernâni. 1995. Selva trágica: a geste ervateira no sulestematogrossense. São Paulo: Autores Reunidos.

FOUCAULT, Michel. 1979. Microfísica do poder. Rio de Janeiro: Graal.

MAGALHÃES, Hilda Gomes Dutra. 2002. Literatura e poder em Mato Grosso. Brasília: MIN; Universidade Federal de Mato Grosso.

PIGLIA, Ricardo. 1991. Memoria y tradición. In: Anais do 2º Congresso Abralic. Belo Horizonte: Fale/UFMG, v.1, p. 60-66.

SAHLINS, Marshall. 2003. Ilha de História. Tradução de Bárbara Sette. Rio de Janeiro: Jorge Zahar.

Pubblicato

2012-10-04

Come citare

Herrig, F. L. de A. (2012). Uma mirada interna: centro e periferia em Selva trágica. Revista Investigações, 25(1), 63–80. Recuperato da https://periodicos.ufpe.br/revistas/INV/article/view/1529

Fascicolo

Sezione

Artigo - Linguística (seção livre)