Metaphors, metonymies and empathy in focal groups talk about urban violence in Brazil: a dynamic discourse approach
Abstract
Respostas à violência urbana no Brasil são investigadas através de metáforas e metonímias utilizadas em discussões em grupos focais. Percepções sobre violência são entendidas em termos das dinâmicas complexas da vida social, à medida que as pessoas tentam lidar com as incertezas que surgem com a escalada dos atos de violência em suas cidades. Os dados emergem da fala de participantes de dois grupos focais nas cidades brasileiras de Fortaleza e Belo Horizonte. É dada atenção as metáforas SOCIAL LANDSCAPE e CONTAINER por meio das quais as pessoas expressam ideias e sentimentos, considerando suas experiências pessoais como vítimas de violência e mostram empatia com relação a seus agressores. Entre outros achados, as análises permitem-nos verificar a presença da metonímia INSIDEOUTSIDE, em que INSIDE representa segurança, OUTSIDE, ameaça e risco, e a metáfora SOCIAL LANDSCAPE, em ambos os grupos, como os participantes expressam sentimentos de segurança/insegurança.Downloads
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2015 Heloísa Pedroso de Moraes Feltes, Ana Cristina Pelosi, Lynne Cameron, Luciane Corrêa Ferreira

TQuesto lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione 4.0 Internazionale.
Autores que publicam na Revista Investigações concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (exemplo: depositar em repositório institucional ou publicar como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Qualquer usuário tem direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial.
Adaptar — remixar, transformar e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença.
De acordo com os termos seguintes:
Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.