Efeitos de atenuação no discurso político: polidez e preservação da face na interação verbal
Abstract
Este trabalho visa a discutir o papel dos recursos linguísticos que operam como estratégias de atenuação, polidez e preservação da face na fala do ex-presidente Lula. A pesquisa está fundamentada nos princípios da Análise da Conversação, e o corpus é constituído de uma entrevista transmitida no programa “Fantástico”, da Rede Globo de televisão, em 01 de janeiro de 2006. Assinalamos que as estratégias empregadas pelo falante nos excertos analisados colaboram para abrandar situações difíceis e minimizar a carga problemática de determinados assuntos em uma interação verbal.
Palavras-chave: atenuação; polidez; preservação da face; interação verbal.
Downloads
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 1969 Vanessa Hagemeyer Burgo

TQuesto lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione 4.0 Internazionale.
Autores que publicam na Revista Investigações concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (exemplo: depositar em repositório institucional ou publicar como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Qualquer usuário tem direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial.
Adaptar — remixar, transformar e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença.
De acordo com os termos seguintes:
Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.