Aquisição de linguagem e dialogia mãe-bebê: o envelope multimodal em foco em contextos de atenção conjunta

Autori

  • Paulo Vinícius Ávila Nóbrega UFPB
  • Marianne Carvalho Bezerra Cavalcante UFPB

Abstract

O intuito desta pesquisa foi acompanhar a emergência da língua enquanto instância multimodal, em contextos de atenção conjunta, em situações naturalísticas de duas díades mãe-bebê, dos 07 aos 17 meses de vida da criança. Adotamos a perspectiva de envelope multimodal, ou seja, a mescla de três componentes da dialogia – olhar, gestos e produção vocal – que emergem concomitantemente. Tomamos como premissa a noção de multimodalidade proposta por McNeill (1985) como sendo a mescla das ações gesto-vocais. Nossos resultados mostram que a mãe usa o plano de composição multimodal dirigindo-se à criança, que interage à medida que adquire os componentes da dialogia.

Palavras-chave: atenção conjunta; olhar; gestos; produção vocal.

Come citare

Ávila Nóbrega, P. V., & Bezerra Cavalcante, M. C. (2012). Aquisição de linguagem e dialogia mãe-bebê: o envelope multimodal em foco em contextos de atenção conjunta. Revista Investigações, 25(2), 157–183. Recuperato da https://periodicos.ufpe.br/revistas/INV/article/view/344

Fascicolo

Sezione

Artigo - Linguística (seção livre)