Ironia imagética em Saramago: pintando cavernas e jangadas com palavras
Resumo
Este estudo teve como objetivo caracterizar e definir a ironia, investigando suas diferentes estratégias de formulação. Nosso corpus compõe-se dos romances A Caverna e A Jangada de Pedra, ambos de José Saramago. Foram utilizados não só estudos específicos sobre a ironia, mas também pressupostos e conceitos do Sociointeracionismo Americano. Concluiu-se que o fenômeno irônico pode revelar-se sob três formas de construção: (1) de forma predominantemente verbal; (2) por meio da multimodalidade, em que fotos, desenhos e cores diferenciadas unem-se a recursos linguísticos para a produção de sentido; (3) por meio exclusivamente verbal, porém gerando uma imagem que, uma vez concluída, dispensa a linguagem utilizada em sua formação e inscreve-se como desenho crítico na mente dos leitores. Neste artigo, nos deteremos no estudo desse terceiro tipo de ironia identificado, aqui chamado de ironia imagética.
Palavras-chave: tipos de ironia; ironia imagética; romances.
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 1969 Kazue Saito Monteiro de Barros, Liliane Felix Valença Cintra

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam na Revista Investigações concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (exemplo: depositar em repositório institucional ou publicar como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Qualquer usuário tem direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial.
Adaptar — remixar, transformar e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença.
De acordo com os termos seguintes:
Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.