Sistematização da comunicação interorganizacional para eficiência das políticas públicas descentralizadas na área de educação: um olhar em Pernambuco

Ana Amélia Batista da Silva, Jairo Simião Dornelas, Américo Nobre Amorim, Simone Maria da Silva Lima

Resumo


Num cenário no qual o governo tem incentivado maior aproximação entre gestor público e população, a implementação de políticas públicas pelas três instâncias de governo tornou-se prática comum. Nesse contexto, posiciona-se o presente artigo, ao apresentar uma proposta de sistematização para a comunicação interorganizacional entre diferentes instâncias do governo, de forma a incrementar a eficiência na implementação das políticas públicas descentralizadas na área de educação especial em Pernambuco, na cidade do Recife, via o uso de TI. Para tanto, realizou-se o levantamento dos processos implementados e dos elementos de comunicação interorganizacional estabelecidos, que foram esquematizados por meio da ferramenta Bizagi Process Modeler.


Palavras-chave


Comunicação interorganizacional. Política pública. Ferramentas de tecnologia da informação.

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ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA E DE EMPRESAS, CIÊNCIAS CONTÁBEIS E TURISMO: B5; ARQUITETURA, URBANISMO E DESIGN: B5; CIÊNCIAS AMBIENTAIS: B4; EDUCAÇÃO, ENGENHARIAS I: B5; ENSINO: B2; GEOGRAFIA: C; INTERDISCIPLINAR: B3. 

 

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