ACESSIBILIDADE EM SITES DE UNIVERSIDADES FEDERAIS DE PERNAMBUCO: avaliação à luz do Modelo de Acessibilidade em Governo Eletrônico – eMAG

Danielle Karla Martins da Silva, Natanael Vitor Sobral, Ludenivson Victor Hugo Soares

Resumo


Apresenta uma avaliação de acessibilidade dos sites governamentais da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), a partir dos critérios recomendados pelo Modelo de Acessibilidade em Governo Eletrônico (eMAG) criado pelo Governo Federal do Brasil. Para o levantamento dos dados sobre os sites foi elaborada uma planilha como modelo de observação sistemática orientada por categorias e baseada nos conceitos do eMAG. Ao compilaram-se os resultados, notou-se que o site da UFPE teve resultado positivo na categoria “identificar idioma principal da página”. O site da UFRPE apresentou bom desempenho na categoria “fornecer alternativa para áudio”. Em contrapartida, os sites das instituições não atenderam adequadamente a nenhum outro critério de acessibilidade. caracterizando-os como “sites de baixa acessibilidade”.

Palavras-chave


Acessibilidade na Web; Universidades Federais – Pernambuco; Modelo de Acessibilidade em Governo Eletrônico – eMAG

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA E DE EMPRESAS, CIÊNCIAS CONTÁBEIS E TURISMO: B5; ARQUITETURA, URBANISMO E DESIGN: B5; CIÊNCIAS AMBIENTAIS: B4; EDUCAÇÃO, ENGENHARIAS I: B5; ENSINO: B2; GEOGRAFIA: C; INTERDISCIPLINAR: B3. 

 

Publicação e Apoio:

RMP está indexada em:

Instituições de referência para a RMP: