ACESSIBILIDADE EM SITES DE UNIVERSIDADES FEDERAIS DE PERNAMBUCO: avaliação à luz do Modelo de Acessibilidade em Governo Eletrônico – eMAG

Auteurs-es

  • Danielle Karla Martins da Silva Universidade Federal de Pernambuco.
  • Natanael Vitor Sobral Instituto de Ciência da Informação da Universidade Federal da Bahia https://orcid.org/0000-0003-2410-494X
  • Ludenivson Victor Hugo Soares Serviço Social do Comércio de Pernambuco

DOI :

https://doi.org/10.52614/2317-0115.2016.244884

Mots-clés :

Acessibilidade na Web, Universidades Federais – Pernambuco, Modelo de Acessibilidade em Governo Eletrônico – eMAG

Résumé

Apresenta uma avaliação de acessibilidade dos sites governamentais da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), a partir dos critérios recomendados pelo Modelo de Acessibilidade em Governo Eletrônico (eMAG) criado pelo Governo Federal do Brasil. Para o levantamento dos dados sobre os sites foi elaborada uma planilha como modelo de observação sistemática orientada por categorias e baseada nos conceitos do eMAG. Ao compilaram-se os resultados, notou-se que o site da UFPE teve resultado positivo na categoria “identificar idioma principal da página”. O site da UFRPE apresentou bom desempenho na categoria “fornecer alternativa para áudio”. Em contrapartida, os sites das instituições não atenderam adequadamente a nenhum outro critério de acessibilidade. caracterizando-os como “sites de baixa acessibilidade”.

Bibliographies de l'auteur-e

Danielle Karla Martins da Silva, Universidade Federal de Pernambuco.

Graduada em Biblioteconomia pela Universidade Federal de Pernambuco. Especialista em Marketing e Mídias Digitais.

Natanael Vitor Sobral, Instituto de Ciência da Informação da Universidade Federal da Bahia

Bacharel em Gestão da Informação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Especialista em Administração de Marketing pela Faculdade de Ciências Administrativas da Universidade de Pernambuco (FCAP/UPE) e Mestre em Ciência da Informação pela UFPE.

Ludenivson Victor Hugo Soares, Serviço Social do Comércio de Pernambuco

Graduado em Redes de Computadores pelo Centro Universitário Maurício de Nassau (Uninassau). Especialista em Informática na Educação pela Faculdade Futura.

Téléchargements

Publié-e

2020-04-24