Definindo a construção de um painel de indicadores de desempenho para as IFES – Instituições Federais de Ensino Superior Uma construção usando Grounded Theory

Paulo Henrique Santini, José Gilson de Almeida Teixeira Filho

Resumo


Neste trabalho são apresentados os resultados do estudo destinado a determinar e testar um procedimento metodológico que visa obter um conjunto de indicadores de desempenho, os quais poderiam ser utilizados pelas IFES – Instituições Federais de Ensino Superior, públicas brasileiras, notadamente, os Institutos Federais e as Universidades Federais brasileiras. Estes indicadores poderão ser utilizados durante a elaboração/revisão do planejamento estratégico institucional (PEI) e/ou planejamento estratégico de SI/TI (PETI) com objetivo de facilitar a mensuração do atingimento das metas estratégicas, além de uma interpretação mais precisa do contexto em que se inserem. Estes indicadores, se utilizados em ferramentas computacionais, podem apoiar as decisões dos gestores de forma mais objetiva, atualizada e precisa. O estudo procurou identificar e validar um método para elaboração deste painel aplicando Grounded Theory em uma amostra dos documentos de planejamento institucional das IFES, para num trabalho futuro utilizá-lo no conjunto completo dos documentos de planejamento das mesmas.


Palavras-chave


Grounded Theory, Inteligência de Negócio (B.I.), Planejamento Estratégico, Indicadores de Desempenho, Sistemas de Suporte à Tomada de Decisões

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ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA E DE EMPRESAS, CIÊNCIAS CONTÁBEIS E TURISMO: B5; ARQUITETURA, URBANISMO E DESIGN: B5; CIÊNCIAS AMBIENTAIS: B4; EDUCAÇÃO, ENGENHARIAS I: B5; ENSINO: B2; GEOGRAFIA: C; INTERDISCIPLINAR: B3. 

 

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