Definindo a construção de um painel de indicadores de desempenho para as IFES – Instituições Federais de Ensino Superior Uma construção usando Grounded Theory

Auteurs

  • Paulo Henrique Santini Instituto Federal de Santa Catarina Universidade Federal de Pernambuco
  • José Gilson de Almeida Teixeira Filho Universidade Federal de Pernambuco

DOI :

https://doi.org/10.52614/2317-0115.2016.244959

Mots-clés :

Grounded Theory, Inteligência de Negócio (B.I.), Planejamento Estratégico, Indicadores de Desempenho, Sistemas de Suporte à Tomada de Decisões

Résumé

Neste trabalho são apresentados os resultados do estudo destinado a determinar e testar um procedimento metodológico que visa obter um conjunto de indicadores de desempenho, os quais poderiam ser utilizados pelas IFES – Instituições Federais de Ensino Superior, públicas brasileiras, notadamente, os Institutos Federais e as Universidades Federais brasileiras. Estes indicadores poderão ser utilizados durante a elaboração/revisão do planejamento estratégico institucional (PEI) e/ou planejamento estratégico de SI/TI (PETI) com objetivo de facilitar a mensuração do atingimento das metas estratégicas, além de uma interpretação mais precisa do contexto em que se inserem. Estes indicadores, se utilizados em ferramentas computacionais, podem apoiar as decisões dos gestores de forma mais objetiva, atualizada e precisa. O estudo procurou identificar e validar um método para elaboração deste painel aplicando Grounded Theory em uma amostra dos documentos de planejamento institucional das IFES, para num trabalho futuro utilizá-lo no conjunto completo dos documentos de planejamento das mesmas.

Bibliographies de l'auteur

Paulo Henrique Santini, Instituto Federal de Santa Catarina Universidade Federal de Pernambuco

Bacharel em Ciencias da Computação (UFSC)
Mestre em Sistemas de Informação (UFPE)
Analista de T.I. (IFSC)

José Gilson de Almeida Teixeira Filho, Universidade Federal de Pernambuco

Doutor em Planejamento Estratégico de Empresas
Professor

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Publiée

2020-04-24