Análise SWOT da presença em redes sociais: o caso da Embrapa

Ernani Marques dos Santos, Ana Maria Moreira Pires

Resumo


O artigo é resultado da investigação sobre a presença da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa nas mídias sociais e, a partir dos dados coletados, foi realizada  uma análise SWOT. O objetivo foi identificar as forças e fraquezas e as oportunidades e ameaças desta presença e como isso pode auxiliar no fomento de uma cultura de informação dentro da empresa. A metodologia usada foi estudo de caso, apoiado no monitoramento das páginas virtuais e revisão da literatura. Os resultados apontam que a Embrapa possui alta penetração no público alvo, porém falta padronização nas mídias sociais usadas pelas unidades. Também verificou-se a possibilidade de penetração em um novo mercado geográfico, devendo atentar-se à influência que o cenário político possa causar na  estrutura de comunicação, desenvolvimento de pesquisas e políticas públicas. Conclui-se que, apesar de grandes avanços no uso das mídias sociais,  há ainda pontos para serem aperfeiçoados, melhorando a comunicação e a interação da empresa pública com a população.


Palavras-chave


Mídia social, Embrapa, SWOT

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA E DE EMPRESAS, CIÊNCIAS CONTÁBEIS E TURISMO: B5; ARQUITETURA, URBANISMO E DESIGN: B5; CIÊNCIAS AMBIENTAIS: B4; EDUCAÇÃO, ENGENHARIAS I: B5; ENSINO: B2; GEOGRAFIA: C; INTERDISCIPLINAR: B3. 

 

Publicação e Apoio:

RMP está indexada em:

Instituições de referência para a RMP: