Modelo explicativo para intenção de uso de serviços de fintechs: a perspectiva dos consumidores brasileiros das gerações Y e Z

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51359/2317-0115.2020.249132

Palavras-chave:

Fintech, Inovação, Intenção de uso, Gerações Y e Z

Resumo

Este estudo objetivou verificar a influência de atributos do indivíduo referentes à inovação e de variáveis perceptivas sobre a intenção de uso de serviços de fintechs, por consumidores brasileiros das gerações Y e Z, usuários e não usuários dessas startups. Após adequação teórica ao contexto brasileiro (back translation, análises semântica e de juízes) e adaptação de itens do instrumento de Chauhan, Yadav e Choudhary (2019), 297 indivíduos responderam-no em um survey online. O modelo teórico da pesquisa foi testado no software AMOS v.22, pela técnica Path Analysis e, após poucos ajustes, apresentou 62% de poder explicativo da intenção de uso. Domínio da Inovação Específica influencia a percepção de utilidade e de facilidade de uso de fintechs. Por sua vez, estes dois indicadores de percepção são os que mais influenciam na intenção de uso de serviços de fintechs, prevalecendo a contribuição explicativa de Utilidade Percebida.

Biografia do Autor

Caio Bernardo Santos Almeida, Universidade Federal de Sergipe

Bacharel em Ciências Contábeis (UFS) e Mestre em Administração (UFS)

Marley Rosana Melo de Araújo, Universidade Federal de Sergipe

Doutorado em Psicologia (UFPA) e Pós-Doutorado em Psicologia Social (UFPB). Docente do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de Sergipe e do Programa de Pós-Graduação em Administração (PROPADM-UFS).

Maria Conceição Melo Silva Luft, Universidade Federal de Sergipe

Doutorado em Administração (UFPE). Docente do Departamento de Administração da Universidade Federal de Sergipe e dos Programas de Pós-Graduação em Administração (PROPADM-UFS) e em Administração Pública (PROFIAP-UFS)

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Publicado

2021-03-12

Edição

Seção

Edição alusiva ao início das comemorações de 10 anos da RMP