CULTURA E ESCOLA CONSIDERAÇÕES SOBRE UMA MAIOR VINCULAÇÃO POSSÍVEL NA FORMAÇÃO DO HOMEM
Abstract
Este artigo tem por objetivo uma reflexão analítica sobre cultura, escola e construção do ser humano, em que a cultura é a realidade criada pelo homem, tanto material como imaterial. Enfocamos na análise a formação e transformação da sua cultura, educação, ideologia, personalidade e valores, abordamos a relação de poder entre dominantes e dominados e evidenciamos que classes sociais dominantes usam a cultura e a escola como instrumento de seus interesses. O artigo aponta para a quebra de preconceitos, indicando uma libertação pela aquisição de uma consciência crítica. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, na qual seu resultado final é uma ideia que sugere um rumo diferente do convencional para a formação do homem.
PALAVRAS-CHAVE: Cultura; Educação; Consciência crítica.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Os trabalhos submetidos são de responsabilidade exclusiva de sua autoria, que preserva o seu direito autoral.
É permitida a citação dos trabalhos publicados sem prévia autorização desde que seja explícita a menção à fonte da RMP