BUROCRACIA E SISTEMAS DE INFORMAÇÃO: DESAFIOS E PERSPECTIVAS PARA ORGANIZAÇÕES PÚBLICAS E PRIVADAS

Autores/as

  • Catarina Rosa e Silva de Albuquerque Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE); Faculdade Damas da Instrução Cristã (FADIC)
  • Alexsandro Bezerra Correia Bilar Unidade Acadêmica de Serra Talhada da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE/UAST)
  • Flávia Fernanda da Silva Moura Unidade Acadêmica de Serra Talhada da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE/UAST)

DOI:

https://doi.org/10.52614/2317-0115.2016.2266

Palabras clave:

Burocracia. Gestão organizacional. Tecnologia da informação.

Resumen

Os sistemas de informação têm desempenhado um papel importante no aperfeiçoamento dos processos organizacionais, seja em empresas privadas ou em instituições públicas. Entretanto, o binômio burocracia/tecnologia ainda é um desafio para muitas organizações. Este artigo, pautado por uma pesquisa qualitativa e de finalidade exploratória, buscou averiguar, através de uma revisão de literatura, as principais características, disfunções e relações existentes entre o modelo burocrático weberiano e os sistemas de informação no atual contexto organizacional. Constatou-se que o avanço da tecnologia da informação nos setores público e privado possibilitou não apenas a sofisticação de seus mecanismos de controle, mas também aprimorou seus processos de tomada de decisão frente aos complexos desafios e exigências de produtividade e de inovação impostos às organizações.

Palavras-chave: Burocracia. Gestão organizacional. Tecnologia da informação.

Biografía del autor/a

Catarina Rosa e Silva de Albuquerque, Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE); Faculdade Damas da Instrução Cristã (FADIC)

Professora Adjunta da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Professora da Faculdade Damas da Instrução Cristã (FADIC). Doutora em Administração pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Alexsandro Bezerra Correia Bilar, Unidade Acadêmica de Serra Talhada da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE/UAST)

Professor da Unidade Acadêmica de Serra Talhada da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE/UAST). Mestre em Gestão do Desenvolvimento Local Sustentável pela Universidade de Pernambuco (UPE)

Flávia Fernanda da Silva Moura, Unidade Acadêmica de Serra Talhada da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE/UAST)

Professora substituta da Unidade Acadêmica de Serra Talhada da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Especialista em Gestão Pública pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)

Publicado

2018-08-27