Racionalizando um processo logístico com um sistema de gestão de frota: o caso Maxfrota®

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.51359/2317-0115.2018.244930

Mots-clés :

Logística, rastreamento, tecnologia

Résumé

O Panorama Ilos (2017) informa que os custos das empresas com a área logística representam 12,3% do PIB do país e que, no aspecto empresarial, os custos com a mesma área atingem 7,6% da receita líquida, distribuindo-se com transporte (3,8%), armazenagem (1,8%) e estoque (2,0%). No transporte de cargas, o desempenho das operações é mensurado em função das medidas de menor custo, maior controle da operação e maiores informações gerenciais para tomada de decisão. Diante disso, e aproveitando-se da facilidade de acesso a algumas empresas usuárias de tecnologia para apoio logístico, especificamente as ações de rastreamento no transporte de cargas, decidiu-se por investigar os benefícios proporcionados às empresas que adotam um sistema de rastreamento das atividades logísticas relacionadas a transporte de cargas, na perspectiva dos usuários e do fornecedor da solução tecnológica. Por meio da estratégia de estudo de caso e operacionalizado utilizando-se entrevistas semiestruturadas e estruturadas vislumbrou-se investigar os benefícios percebidos por empresas que utilizaram sistema para rastreamento de serviços logísticos. Os resultados demonstraram que há benefícios relevantes percebidos, bem como potencial uso do sistema para fins gerenciais.

Bibliographies de l'auteur-e

Catarina Rosa e Silva de Albuquerque, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Professora adjunta na Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e professora do curso de administração da Faculdade Damas. Doutora em Administração na linha de pesquisa MTI-Marketing e Tecnologia da informação, cuja pesquisa investigou o uso de sistemas colaborativos na geração de ideias em grupo. Mestre em administração pela Universidade Federal de Pernambuco (2004), especialista em marketing pela Universidade Federal de Pernambuco (1999) e graduada em administração pela Faculdade de Ciências da Administração de Pernambuco (1998).

Charlie Silva Lopes, Universidade Federal de Pernambuco

Atualmente é Doutor em Administração na UFPE, área de concentração: Gestão Organizacional; linha de pesquisa: Tecnologia da Informação (MTI). É integrante do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Sistemas de Informação (NEPSI - dgp.cnpq.br/dgp/espelhorh/3619347572229990) com interesse em modelagem de processos de negócio. Mestre em Administração de Empresas pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR). e Bacharel em Administração de Empresas pela Universidade Federal do Ceará (2004). Coordenador de Planejamento e Informática da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará

Téléchargements

Publié-e

2020-05-20