Marketing Viral: Uma Análise sobre seus Efeitos nas Decisões de Compra dos Consumidores Jovens
DOI :
https://doi.org/10.51359/2317-0115.2020.246843Mots-clés :
marketing viral, internet, consumidor jovemRésumé
A contínua evolução das tecnologias, potencializadas pela internet, têm revolucionado o mundo dos negócios, impactando diretamente o comportamento das pessoas e como elas se socializam. Assim, surge um novo perfil de consumidor o “jovem”, sempre conectado e influenciador, neste cenário, o marketing viral se apresenta como uma alternativa para as empresas se promoverem. O objetivo foi analisar a efetividade da influência do marketing viral na decisão de compra do consumidor jovem. Assumindo uma abordagem quantitativa de caráter descritivo, um estudo foi realizado junto a 53 jovens consumidores. Entre os principais resultados, destaca-se a utilização elevada da internet e do smartphone pelos respondentes; certa desconfiança com relação às propagandas em geral, motivando-os a reforçar suas opiniões através de informações da internet, e dos grupos ao qual pertencem, e uma maior propensão no compartilhamento de conteúdo. A conclusão geral é que a popularização das diversas Tecnologias de Informação, vêm impactando no comportamento e ocasionando um empoderamento do consumidor, isto implica que as empresas devem apresentar suas campanhas de maneira honesta, divertida e criativa, favorecendo a disseminação de conteúdo entre os grupos ao qual pertencem.
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