As mulheres da Tabela Periódica e a discussão de gênero nos jogos de cartas produzidos em uma Oficina na Educação Básica

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.51359/2317-0115.2023.254903

Palabras clave:

mulheres na ciência, tabela periodica, engajamento de estudantes, gênero na educaç˜ão básica, atividades lúdicas

Resumen

A presente pesquisa analisa o engajamento de estudantes de Ensino Médio durante o processo de elaboração de três jogos de cartas sobre Tabela Periódica e elementos químicos aliados às discussões de gênero presentes na participação feminina neste contexto. Na perspectiva da pesquisa qualitativa participante, foi desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional a partir dos registros de uma Oficina realizada em contraturno escolar com alunas de uma escola pública da cidade de Curitiba/PR. Adotamos a Análise de Conteúdo para o processo de categorização dos dados constituídos por meio da observação participante e da análise documental, sendo que o corpus da pesquisa se restringiu ao processo de produção dos jogos. Houve engajamento comportamental no desenvolvimento das atividades, emocional nas relações entre as participantes e delas com o material elaborado, e cognitivo nos conteúdos abarcados sobre a Tabela Periódica e as discussões de gênero. Adicionalmente, notamos que a produção dos jogos promoveu questionamentos sobre a falta de equidade no ensino deste conteúdo e aumentou o interesse das participantes pela temática.

Biografía del autor/a

Heidi Mara dos Santos Eiglmeier, Secretaria da Educação e do Esporte - SEED - PR

Possui graduação em Licenciatura e Bacharelado em Química pela Universidade Federal do Paraná (2008). Especialização em Educação Especial e Inclusiva pela IBPEX (2011-2012). Atuou como supervisora do PIBID no Colégio Estadual Professora Maria Aguiar Teixeira juntamente à Universidade Federal do Paraná (2010-2018), professora de Química - Secretaria de Educação do Paraná (2006 até o presente). Mestra em Química pelo PROFQUI - Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) (2018-2020). ORCID: 0000-0001-7258-4891

Camila Silveira, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Licenciada em Química pelo Instituto de Química da Unesp de Araraquara. Mestre e Doutora em Educação para a Ciência pela Faculdade de Ciências da Unesp de Bauru. Atua no campo do Ensino de Ciências, em ações de Ensino, Pesquisa e Extensão, trabalhando com os seguintes temas: Divulgação Científica, Educação em Museus, Mulheres nas Ciências, Relação Ciência e Arte, Formação de Professores, Processos e Recursos Didáticos. Atualmente, é Professora Adjunta do Departamento de Química da Universidade Federal do Paraná; Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática (PPGECM) e do Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional (PROFQUI); Vice-Líder do Grupo de Pesquisa em Educação em Ciências. Bolsista de Produtividade em Pesquisa na área de Divulgação Científica.

Citas

BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.

BARRETO, Gislane Silverio Neto; XAVIER, Janaina Lopes; SANTOS, José Divino dos; MESQUITA, Nyuara Araújo da Silva. História da Ciência nos livros didáticos de Química: Tabela Periódica como objeto de investigação. In: ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE QUÍMICA, 18., 2016, Florianópolis. Anais [...]. Florianópolis: UFSC, 2016.

BERBAUM, Lílian Cristiane Müller; MALDANER, Otavio Aloisio. Estratégias de Ensino do Conteúdo Tabela Periódica e sua Relação com a Aprendizagem Conceitual em Aulas de Química. In: MOSTRA INTERATIVA DA PRODUÇÃO ESTUDANTIL EM EDUCAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA – O PROTAGONISMO ESTUDANTIL EM FOCO, 11., 2016, Ijuí. Anais [...]. Ijuí: UNIJUÍ, 2016.

CLEOPHAS, Maria das Graças; CAVALCANTI, Eduardo Luiz Dias; SOARES, Márlon Herbert Flora Barbosa. Afinal de contas, é jogo educativo, didático ou pedagógico no Ensino de Química/Ciências? Colocando os pingos nos “is”. In:

CLEOPHAS, Maria das Graças; SOARES, Márlon Herbert Flora Barbosa (Orgs.). Didatização Lúdica no Ensino de Química/Ciências: teorias de aprendizagem e outras interfaces. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2018. p. 33-43.

EIGLMEIER, Heidi Mara dos Santos. Mulheres da Tabela Periódica: jogos didáticos para o engajamento de estudantes do Ensino Médio. 2021. 216 f. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2021.

EL JAMAL, Natasha Obeid; GUERRA, Andreia. O caso Marie Curie pela lente da história cultural da Ciência: Discutindo relações entre mulheres, Ciência e patriarcado na Educação em Ciências. Ensaio – Pesquisa em Educação em Ciências, v. 24, p. 1-22, 2022.

FREDRICKS, Jennifer; BLUMENFELD, Phyllis; PARIS, Alison. School Engagement: Potential of the Concept, State of the Evidence. Review of Educational Research, v. 74, n. 1, p. 59-109, 2004.

GARCEZ, Edna Sheron da Costa; SOARES, Márlon Herbert Flora Barbosa. Um Estudo do Estado da Arte sobre a Utilização do Lúdico em Ensino de Química. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, Belo Horizonte, v. 17, n. 1, p. 183-214, 2017.

HEERDT, Bettina; BATISTA; Irinéa de Lourdes. Saberes Docentes: Mulheres na Ciência. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 11., 2017, Florianópolis. Anais [...]. Florianópolis: ABRAPEC, 2017.

LIMA, Magna Cely Cardoso de; SILVA, Marciana Cavalcante da; SANTOS, Gustavo Vasconcelos; PINTO, Ingrid Kelly Laura dos Santos; SILVEIRA, Alessandro Frederico da. A Oficina Didática numa Perspectiva Problematizadora: Metodologias Alternativas para o Ensino de Física. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 2., 2015, Campina Grande. Anais [...]. Campina Grande: Realize Eventos, 2015.

LORENTZEN, Karoline Ravndal. The women behind the periodic system. Norwegian SciTech News, 23 abr. 2019. Disponível em: https://norwegianscitechnews.com/2019/04/the-women-behind-the-periodic-system/. Acesso em: 01 out. 2019.

LÜDKE, Menga; ANDRÉ, Marli. Pesquisa em Educação: abordagens qualitativas. 2. ed. Rio de Janeiro: E.P.U., 2018.

LYKKNES, Annette; TIGGELEN, Brigitte Van. In their element: women of the periodic table. Science in School, 21 jun. 2019. Disponível em: https://www.scienceinschool.org/content/their-element-women-periodic-table. Acesso em: 13 set. 2021.

MARTINS, Letícia Martins de; RIBEIRO, José Luis Duarte. Engajamento do estudante no ensino superior como indicador de avaliação. Revista Avaliação, Campinas, v. 22, n. 1, p. 223-247, 2017.

OLIVEIRA, Lívia Micaelia Soares; SILVA, Oberto Grangeiro da; FERREIRA, Ulysses Vieira da Silva. Desenvolvendo Jogos Didáticos para o Ensino de Química. Revista Holos, Rio Grande do Norte, v. 5, p. 166-175, 2010.

PAVIANI, Neires Maria Soldatelli; FONTANA, Niura Maria. Oficinas pedagógicas: relato de uma experiência. Conjectura, Caxias do Sul, v. 14, n. 2, p. 77-88, 2009.

POMBO, Fernanda M. Z.; LAMBACH, Marcelo. As visões sobre ciência e cientistas dos estudantes de química da EJA e as relações com os processos de ensino e aprendizagem. Revista Química Nova na Escola, São Paulo, v. 39, n. 3, p. 237-244, 2017.

PUGLIESE, Gabriel. Sobre o “Caso Marie Curie” A Radioatividade e a Subversão do Gênero. 2009. 194 f. Dissertação (Mestrado em Antropologia) – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, São Paulo, 2009.

REDAÇÃO GALILEU. Conheça as Mulheres (Esquecidas) por trás da Tabela Periódica. Galileu, 27 mar. 2019. Disponível em: https://revistagalileu.globo.com/Ciencia/noticia/2019/03/conheca-mulheres-esquecidas-por-tras-da-tabela-periodica.html. Acesso em: 13 set. 2021.

ROMANO, Caroline Gomes; CARVALHO, Ana Letícia; MATTANO, Isabella Domingues; SILVA, Gilberto dos Santos; ANTONIASSI, Beatriz. Jogo Perfil: História e Ensino da Tabela Periódica. In: ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE QUÍMICA, 17., 2014, Ouro Preto. Anais [...]. Ouro Preto: SBQ, 2014.

ROMANO, Caroline Gomes; CARVALHO, Ana Letícia; MATTANO, Isabella Domingues; CHAVES, Márcia R. M.; ANTONIASSI, Beatriz. Perfil Químico: Um jogo para o Ensino da Tabela Periódica. Revista Virtual de Química, v. 9, n. 3, p. 1235-1244, 2017.

SAFFIOTI, Heleieth. Gênero, Patriarcado, Violência. São Paulo: Expressão Popular, 2015.

SEIXAS, Luma da Rocha; MELO FILHO, Ivanildo José de; GOMES, Alex Sandro. Identificando Indicadores de Engajamento como Suporte à Pesquisas Educacional. In: INFORMATION SYSTEMS AND TECHNOLOGIES (CISTI), 10., 2015. Iberian Conference on. 2015. p. 1-6.

SÍGOLO, Vanessa Moreira; GAVA, Thais; UNBEHAUM, Sandra. Equidade de gênero na educação e nas ciências: novos desafios no Brasil atual. Cadernos Pagu (63), e216317, p. 1-16, 2021.

SIMÕES NETO, José Euzebio; SILVA, Rafael Branco da; ALVES, Cláudia Thamires da Silva; SILVA, Joseane da Conceição Soares da. Elaboração e Validação de Jogos Didáticos propostos por Estudantes do Ensino Médio. Revista Debates em Ensino de Química (REDEQUIM), Recife, v. 2, n. 2, p. 47-54, 2016.

SILVA, Tatyane Souza Calixto da; MELO, Jeane Cecília Bezerra de; TEDESCO, Patrícia Cabral de Azevedo Restelli. Um modelo para promover o Engajamento Estudantil no aprendizado de programação utilizando Gamification. Revista Brasileira de Informática na Educação – RBIE Brazilian Journal of Computers in Education, v. 26, n. 3, 2018.

SÓLIS-ESPALLARGAS, Carmen. Inclusión del enfoque de género en la enseñanza de las ciencias mediante el estudio de biografías de mujeres científicas. Revista Eureka sobre Enseñanza y Divulgación de las Ciencias, v. 15, n. 3, p. 3602.1-3602.14, 2018.

THE NOBEL PRIZE. Disponível em: https://www.nobelprize.org/. Acesso em: 14 dez. 2021.

TIGGELEN, Brigitte Van; LYKKNES, Annette. The women behind the periodic table. Nature, 28 jan. 2019. Disponível em: https://www.nature.com/articles/d41586-019-00287-7. Acesso em: 13 set. 2021.

VIEIRA, Elaine; VOLQUIND, Lea. Oficinas de ensino: O quê? Por quê? Como? 4. ed. Porto Alegre: Edipucrs, 2002.

VITER, Luciana Nunes. Interação e Engajamento em Ambiente Virtual de Aprendizagem: um estudo de caso. 2013. 158 f. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2013.

Publicado

2023-12-29