UM ESTUDO SOBRE O FLUXO DE TRÂNSITO EM UMA VIA DO MUNICÍPIO DE CARUARU – PERNAMBUCO

Autor/innen

  • Marcos Felipe Falcão Sobral Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • Camila Gabriela Silva de Barros Universidade Federal de Pernambuco
  • Lúcia Maria Góes Moutinho Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • Romilson Marques Cabral Universidade Federal Rural de Pernambuco

Abstract

O presente artigo trata da análise do trânsito em uma via de grande movimentação do município de Caruaru, Pernambuco. Trata-se de uma pesquisa observacional de cunho descritivo. Inicialmente coletou dados sobre taxa de chegada de veículos e dos ciclos de abertura e fechamento do semáforo. Os dados foram modelados utilizando Teoria das Filas, considerando o sistema M/M/1, em intervalos de 20 minutos. Como resultado, foi possível analisar a taxa de utilização dos semáforos, probabilidades de colapso do sistema, número de clientes aguardando por faixa de horário e folgas/gargalos no sistema. Além disso, com base na extensão da via e na estimação da dimensão média de um veículo, foi possível indicar a capacidade máxima de veículos aguardando, o que exerce influência sobre o tempo em que o semáforo está fechado. A metodologia empregada e resultados obtidos podem servir de base para uma intervenção na região, assim como um referencial para futuras aplicações em contextos similares.

Autor/innen-Biografien

Marcos Felipe Falcão Sobral, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Doutor em Engenharia de Produção (UFPE). Professor Adjunto do Mestrado em Administração e do Departamento de Administração da Universidade Federal Rural de Pernambuco

Camila Gabriela Silva de Barros, Universidade Federal de Pernambuco

Bacharel em Administração de Empresas pela UFPE

Lúcia Maria Góes Moutinho, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Doutora em Economia pela FGV-SP. Professora Associada do Mestrado em Administração da Universidade Federal Rural de Pernambuco

Romilson Marques Cabral, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Doutor em Administração pela UFBA. Professor Adjunto do Mestrado em Administração da Universidade Federal Rural de Pernambuco.

Literaturhinweise

ALMEIDA FILHO, N.; ROUQUAYROL, M. Z. Introdução à Epidemiologia Moderna. Salvador/Rio de Janeiro: Apce Produtos do Conhecimento e ABRASCO, 1990.

ANDRADE, J. P. Planejamento dos transportes. João Pessoa: Editora Universitária da UFPB, 1994.

BALLOU, R. H. Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos: Logística Empresarial. [S.l.]: Bookman Companhia, 2006.

BRAIDO, G. M.; MARTENS, C. D. P. A GESTÃO LOGÍSTICA EM UMA EMPRESA VAREJISTA DE AUTOPEÇAS: proposição de melhorias com base em conceitos de tecnologia da informação (TI) e gestão da informação. Revista Eletrônica de Ciência Administrativa (RECADM), Jan/Jun 2012. 26-47.

BRONSON, R. Pesquisa Operacional. São Paulo: McGraw-Hill do Brasil, 1985.

CARVALHO, E. F.; RIBEIRO, R. B.; SILVA, H. F. Estudo da Logística Urbana no Municipio de Lorena – SP. Cadernos UNIFOA, Abril 2009. 35-40.

DUARTE, S. L.; LEMES, S.; PINTO, K. C. R. INTEGRAÇÃO DA TEORIA DAS FILAS AO TIME-DRIVEN ABC MODEL: UMA ANÁLISE DA CAPACIDADE OCIOSA. Enfoque: Reflexão Contábil, janeiro / abril 2009. 40-53.

ERLANG, A. The theory of probabilities and telephone conversations. Nyt Tidsskrift for Matematik B 20, 1909. 33-39.

HESS, M.; KOS, S.; HESS, S. Queuing System in Optimization Function of the Port's Bulk Unloading Terminal. Promet - Traffic & Transportation, 2007. 61-70.

HILLIER, F. S.; LIEBERMAN, G. J. Introdução À Pesquisa Operacional. São Paulo: AMGH, 2013.

KIM, S.-C. et al. Analysis of capacity management of the intensive care unit in a hospital. European Journal of Operational Research, 1999. 36-46.

KRAJEWISKI, L. J.; RITZMAN, L.; MALHOTRA, M. Administração de Produção e Operações. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2009.

LIU, Y. et al. Analysis of the Concept of Urban Rail Transit Based City Logistics System. International Conference on Smart Manufacturing Application, 2008. 288-292.

MARCONI, M. D. A.; LAKATOS, E. M. Tecnicas de Pesquisa: planejamento e execusão de pesquisas, amostragens e técnicas de pesquisa, elaboração, análise e interpretação dos dados. 5ª. ed. São Paulo: Atlas, 2009.

MARIANOV, V.; REVELLE, C. The queueing maximal availability location problem: A model for the siting of emergency vehicles. European Journal of Operational Research, 1996. 110-120.

MORABITO, R.; LIMA, F. C. R. D. UM MODELO PARA ANALISAR O PROBLEMA DE FILAS EM CAIXAS DE SUPERMERCADOS: UM ESTUDO DE CASO, Janeiro / Junho 2000. 59-71.

PAN AMERICAN HEALTH ORGANIZATION. An assessment of health effects of ambient air pollution in Latin America and the Caribbean. Washington D.C. 2005.

POLIDORO, M.; LOLLO, J. A.; BARROS, M. V. F. Sprawl e o modal de transporte motorizado: impactos na cidade de Londrina, PR. Revista Brasileira de Gestão Urbana, 2012. 33-46.

TANIGUCHI, E. et al. Optimal size and location planning of public logistics terminals. Transportation Research Part E: Logistics and Transportation Review, 1999. 207-222.

TANIGUCHI, E. et al. City logistics – network modelling and intelligent transport systems. Oxford: Pergamon, 2001.

TORRES, O. F. Elementos da teoria das filas. Revista de Administração de Empresas, São Paulo, 6, n. 20, 1966. 111-127.

YANG, H.; YAGAR, S. Traffic assignment and traffic control in general freeway-arterial corridor systems. Transportation Research, Series B: Methodological, 1994. 463-486.

Veröffentlicht

2015-02-13