INTERAÇÃO UNIVERSIDADE-EMPRESA NO APL DE CONFECÇÕES DO AGRESTE PERNAMBUCANO: DESAFIOS NA RELAÇÃO ENTRE OS GRUPOS ENVOLVIDOS

Autores/as

  • Katia Simões Feitosa Universidade Federal de Pernambuco

Resumen

Este artigo se propõe a descrever as relações entre os campos e grupos envolvidos na interação universidade-empresa, tomando como base a realidade do Arranjo Produtivo Local de Confecções do Agreste Pernambucano e utilizando-se das aproximações entre os estudos sobre interação universidade-empresa, o conceito de campo da teoria sociológica de Pierre Bourdieu e a abordagem participativa de (re)conhecimento do território. Diante das iniciativas para promoção do desenvolvimento regional, no qual agentes de diversos grupos da sociedade, nesse caso, pesquisadores e empreendedores, de interesses não necessariamente convergentes, interagem de modo a criar novas alternativas para o desenvolvimento, acreditamos que a compreensão do habitus de grupo, bem como o modo com estes se relacionam um com o outro, poderá auxiliar na proposição e condução de novos projetos, de modo mais eficaz, aproveitando as potencialidades nas relações estabelecidas.

Publicado

2015-07-10