Avaliação apreciativa integrada às mudanças mais significativas: um estudo de caso do Plano de Logística Sustentável da UFRPE
DOI:
https://doi.org/10.51359/2317-0115.2024.256631Parole chiave:
Plano de Logística Sustentável, avaliação apreciativa, mudanças mais significativas, gestão de programas.Abstract
O artigo faz uma avaliação apreciativa integrada às mudanças mais significativas ocorridas no Plano de Logística Sustentável da Universidade Federal Rural de Pernambuco (PLS/UFRPE) na perspectiva de seus gestores. A Investigação Apreciativa foi utilizada como instrumento de avaliação institucional, combinada ao estudo das mudanças mais significativas na gestão de programas institucionais. A pesquisa é descritivo-exploratória e qualitativa, com aplicação de questionários junto aos responsáveis pela implementação do PLS. Três níveis de mudanças mais significativas foram encontrados nesta avaliação apreciativa: a) no nível individual, observou-se o aumento da conscientização pessoal e do conhecimento acerca de metodologia de tratamento dos resíduos sólidos, ao lado da institucionalização da coleta seletiva solidária na UFRPE; b) no nível grupal, apontou-se a conscientização e adesão da comunidade universitária às boas práticas de sustentabilidade, desenvolvidas em bases compartilhadas quanto aos resultados obtidos no gerenciamento de resíduos; e c) no nível organizacional, verificou-se que a evolução do papel da UFRPE na formulação e implementação do PLS se mostrou consistente com as exigências das políticas de gestão ambiental do país.
Riferimenti bibliografici
BAERMANN, M. Exploring appreciative inquiry and its link to creativity. A Project in Creative Studies in Master of Science. State University of New York, 2006.
BRASIL. Portaria nº 326, de 23 de julho de 2020. Institui o Programa Agenda Ambiental na Administração Pública - Programa A3P e estabelece suas diretrizes. Brasília: Ministério do Meio Ambiente, 2020. Disponível em: https://www.in.gov.br/web/dou/-/portaria-n-326-de-23-de-julho-de-2020-268439696 Acesso em: 06 out. 2022.
BRASIL. Instrução Normativa nº 10, de 12 de novembro de 2012. Estabelece regras para elaboração dos Planos de Gestão de Logística Sustentável de que trata o art. 16, do Decreto nº 7.746, de 5 de junho de 2012, e dá outras providências. Brasília: Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, 2012a. Disponível em: https://plsufsc.paginas.ufsc.br/files/2013/01/IN-SLTI-n%C2%BA-10-de-12-11-1251.pdf Acesso em: 06 out. 2022.
BRASIL. Portaria Interministerial nº 244, de 6 de junho de 2012. Institui o Projeto Esplanada Sustentável – PES. Brasília: Portal de Compras do Governo Federal, 2012b. Disponível em: https://www.gov.br/compras/pt-br/acesso-a-informacao/legislacao/portarias/portaria-interministerial-no-244-de-6-de-junho-de-2012 Acesso em: 06 out. 2022.
BRASIL. Decreto Nº 7.746, de 5 de unho de 2012. Regulamenta o art. 3º da Lei nº 8.666, de 21 de junho de 1993, punho de 1993, para estabelecer critérios e práticas para a promoção do desenvolvimento nacional sustentável nas contratações realizadas pela administração pública federal direta, autárquica e fundacional e pelas empresas estatais dependentes, e institui a Comissão Interministerial de Sustentabilidade na Administração Pública - CISAP. Redação dada pelo Decreto nº 9.178, de 2017). Brasília: Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos, 2012c. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2012/decreto/d7746.htm Acesso em: 06 out. 2022.
BRASIL. Lei nº 12.305, de 2 de agosto de 2010. Institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos; altera a Lei no 9.605, de 12 de fevereiro de 1998; e dá outras providências. Brasília: Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos, 2010c. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2010/lei/l12305.htm Acesso em: 06 out. 2022.
BRASIL. Instrução Normativa nº 01, de 19 de janeiro de 2010. Dispõe sobre os critérios de sustentabilidade ambiental na aquisição de bens, contratação de serviços ou obras pela Administração Pública Federal direta, autárquica e fundacional e dá outras providências. Brasília: Portal de Compras do Governo Federal, 2010d. Disponível em: https://www.gov.br/compras/pt-br/acesso-a-informacao/legislacao/instrucoes-normativas/instrucao-normativa-no-01-de-19-de-janeiro-de-2010 Acesso em: 06 out. 2022.
BRASIL. Decreto nº 5.940, de 25 de outubro de 2006. Institui a separação dos resíduos recicláveis descartados pelos órgãos e entidades da administração pública federal direta e indireta, na fonte geradora, e a sua destinação às associações e cooperativas dos catadores de materiais recicláveis, e dá outras providências. Brasília: Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos, 2006. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2004-2006/2006/Decreto/D5940.htm Acesso em: 06 out. 2022.
BRASIL. Lei nº 6.938, de 31 de agosto de 1981. Dispõe sobre a Política Nacional do Meio Ambiente, seus fins e mecanismos de formulação e aplicação, e dá outras providências. Brasília: Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos, 1981. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l6938.htm Acesso em: 06 out. 2022.
BUSHE, G. R. Appreciative Inquiry is not (just) about the positive. OD Practitioner, p. 30-35, 2007.
CARLSEN, A.; PITSIS, T. Projects for life. Building narrative capital for positive organizational change. In: S. R. Clegg & C. L. Cooper (eds.), Handbook of Macro Organization Behavior. London: Sage, 2009.
COOPERRIDER, D. L.; SRIVASTVA, S. Investigação Apreciativa na vida organizacional. In COOPERRIDER, D.; WHITNEY, D.;
STAVROS, J. M. (Org.) Manual da Investigação Apreciativa - Para Líderes da Mudança. Rio de Janeiro: Qualitymark Editora, 2009.
COOPERRIDER, D. L. Why Purpose Matters. May 31, 2020. Disponível em: https://davidcooperriderai.co/why-purpose-matters/ Acesso em: 16 ago. 2022.
COOPERRIDER, D. L.; WHITNEY, D., STAVROS, J. M. Manual da Investigação Apreciativa - Para Líderes da Mudança. Rio de Janeiro: Qualitymark Editora, 2009.
COOPERRIDER, D. L.; WHITNEY, D. Investigação apreciativa: uma abordagem positiva para gestão de mudanças. Rio de Janeiro: QualityMark, 2006.
DAL CORSO, L.; DE CARLO, A.; CARLUCCIO, F.; PICCIRELLI, A.; SCARCELLA, M.; GHERSETTI, E.; FALCO, A. Make your organization more positive!: The power of Appreciative Inquiry. TPM: Testing, Psychometrics, Methodology in Applied Psychology, v. 28, n. 1, p. 47-63, 2021.
DART, J.; DAVIES, R. A dialogical story-based evaluation tool: The most significant change technique, American Journal of Evaluation, v. 24, n. 2, p. 137–155, 2003.
DAVIES, R.; DART, J. Adaptation of the Most Significant Change Technique. A Participatory Monitoring, Evaluation and Adaptive Management Tool for Complex Situations. Technical Brief. Baltimore: The Challenge Initiative, June, 2019.
DONALDSON, S. I. Introduction to theory-driven program evaluation: Culturally responsive and strengths-focused applications. New York: Routledge, 2021.
FJØRTOFT, H.; SANDVIK, L. V. Leveraging situated strategies in research–practice partnerships: Participatory dialogue in a Norwegian school. Studies in Educational Evaluation, v. 70, p. 1-9, 2021.
GRIGGS, D. M.; CRAIN-DOROUGH, M. Appreciative inquiry’s potential in program evaluation and research. Qualitative Research Journal, 2021.
HE, Y.; OXENDINE, S. D. Leading positive change in higher education through appreciative inquiry: A phenomenological exploration of the strategic planning process. Journal of Higher Education Policy and Management, v. 41, n. 2, p. 219-232, 2019.
HE, Y.; SMITH, T. L.; MOTEANE, M. Dialogic and generative reflection: An application of the critical appreciative process in program evaluation. Journal of MultiDisciplinary Evaluation, v. 17, n. 38, p. 16-32, 2021.
HECK, D.; SWEENEY, D. Using most significant change stories to document the impact of the teaching teachers for the future project: an australian teacher education story. Australian Educational Computing, v. 27, n. 3, p. 36-47, 2013.
HENDERSON, M.; BELLIS, N.; CEROVAC, M.; LANCASTER, G. Collaborative inquiry: building pre-service teachers’ capacity for ict pedagogical integration. Australian Educational Computing, v. 27, n. 3, p. 69-75, 2013.
INTRAC - INTERNATIONAL NGO TRAINING AND RESEARCH CENTRE. Most Significant Change. Oxford: INTRAC, 2017.
LAMM, A. J.; LAMM, K. W. Considering an appreciative approach to international extension evaluation. Journal of International Agricultural and Extension Education, v. 25, n. 4, p. 74-82, 2018.
MAcCOY, D. J. Appreciative inquiry and evaluation – Getting to what works. Canadian Journal of Program Evaluation, v. 29, n. 2, p. 104–127, 2014.
OJHA, G. P. Appreciative inquiry approach to evaluation practices in South Asia. Revista de cercetare [i interven]ie social, v. 30, p. 7-18, 2010.
OLIVEIRA, R. R.; PEREIRA, F. P. A.; CALLADO, A. A. C. Ensaio Teórico: Avaliação Apreciativa e sua Aplicação no Campo da Auditoria nas Organizações. In: 6º Congresso UFSC de Controladoria, Florianópolis, nov. 2015. [Anais....]
PATTON, M. Q. Inquiry into Appreciative Evaluation. In: H. Preskill e A. T. Coghlan (Eds.), Using appreciative inquiry in evaluation. San Francisco, CA: Jossey-Bass, 2003.
PERRIN, B. Think positively! And make a difference through evaluation. Canadian Journal of Program Evaluation, v. 29, n. 2, p. 48-66, 2014.
PRIEST, K. L.; KAUFMAN, E. K.; BRUNTON, K.; SEIBEL, M. Appreciative Inquiry: A Tool for Organizational, Programmatic, and Project-Focused Change. The Journal of Leadership Education, v. 12, n. 1, p. 18-33, 2013.
ROGERS, P. J.; FRASER, D. Appreciating appreciative inquiry. New Directions in Evaluation, n. 100, p. 75-83, 2003.
SERRAT, O. Knowledge solutions: Tools, Methods, and Approaches to Drive Organizational Performance. Singapore: Springer, 2017.
SHARP, C. ; DEWAR; BARRIE, K. Forming new futures through appreciative inquiry. (Insights; Vol. 33). The Institute for Research and Innovation in Social Services, 2016.
SOUZA, L. V.; McNAMEE, S.; SANTOS, M. A. Avaliação como construção social: investigação apreciativa. Psicologia & Sociedade, v. 22, p. 598-607, 2010.
UFRPE - UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO. Plano de Gestão de Logística Sustentável (PLS) da Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE. Recife, UFRPE, 2020. Disponível em: http://www.proplan.ufrpe.br/sites/ww2.proplan.ufrpe.br/files/Novo%20PLS%202020.pdf Acesso em: 06 ago. 2022.
UFRPE - UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO. Resolução nº 103, de 18 de dezembro de 2017. Plano de Gestão de Logística Sustentável da Universidade Federal Rural de Pernambuco – UFRPE. Recife: UFRPE, 2017. Disponível em: https://www.ufrpe.br/sites/www.ufrpe.br/files/PLANO%20DE%20LOG%C3%8DSTICA%20SUSTENT%C3%81VEL.pdf Acesso em: 06 ago. 2022.
VAN DE WETERING, A. Appreciative Auditing. Al Practitioner, v. 12, n. 3, p. 25-30, August 2010.
WARREN, M. A.; DONALDSON, S. I.; GALPORT, N. Using the science of positive psychology in the formative evaluation of social justice interventions: A case example. Evaluation and Program Planning, v. 91, 2022.
WATKINS, S.; DEWAR, B.; KENNEDY, C. Appreciative Inquiry as an intervention to change nursing practice in in-patient settings: An integrative review. International Journal of Nursing Studies, v. 60, p. 179-190, 2016.
WILDER, L.; WALPOLE, M. Measuring social impacts in conservation: Experience of using the Most Significant Change method. Oryx, v. 42, n. 4, p. 529-538, 2008.
WILLOUGHBY, G.; TOSEY, P. ImagineMeadfield' Appreciative Inquiry as a Process for Leading School Improvement. Educational Management Administration & Leadership, v. 35, n. 4, p. 499-520, 2007.
YIN, R. Estudo de Caso: planejamento e métodos. Porto Alegre: Bokman, 2005.
ZARE, F.; GUILLAUME, J. H.; ELSAWAH, S.; CROKE, B.; FU, B.; IWANAGA, T.; JAKEMAN, A. J. A formative and self-reflective approach to monitoring and evaluation of interdisciplinary team research: An integrated water resource modelling application in Australia. Journal of Hydrology, v. 596, 2021.
Downloads
Pubblicato
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2024 Revista dos Mestrados Profissionais

Questo lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione - Non commerciale - Non opere derivate 4.0 Internazionale.
Os trabalhos submetidos são de responsabilidade exclusiva de sua autoria, que preserva o seu direito autoral.
É permitida a citação dos trabalhos publicados sem prévia autorização desde que seja explícita a menção à fonte da RMP