AMBIÊNCIA PARA GESTÃO DO CONHECIMENTO NAS ESCOLAS PÚBLICAS DE TAGUATINGA

Autori

  • Rosileide Silva Damaceno Universidade Católica de Brasília
  • Ivan Rocha Neto Universidade Católica de Brasília

Abstract

O presente artigo tem como objetivo discutir a ambiência na Rede de escolas públicas de Taguatinga - DF para Gestão do conhecimento (GC), visando a uma análise de cenário na identificação dos condicionantes para inserção de práticas de GC.  A metodologia adotada, qualitativa, exploratória, e descritiva, com base na realização de uma reunião de grupo focal e validação dos resultados pelos participantes e por outro grupo de diretores. A análise dos resultados identificou uma lista de vinte condicionantes, os quais apenas um não foi validado. Destaca-se  adescontinuidade administrativa, resultado do processo de Gestão democrática participativa. Os resultados sugerem uma melhor reflexão por todos os segmentos que compõem a escola, pela comunidade escolar e maior responsabilidade das entidades competentes no sentido de direcionar mais investimento em políticas sociais no combate à segregação social. Palavras-chave: Gestão do conhecimento, Gestão escolar, Planejamento Escolar.

Biografia autore

Rosileide Silva Damaceno, Universidade Católica de Brasília

Mestre em Gestão do Conhecimento e Tecnologia da Informação.Especialização em Gestão EducacionalBacharel em Administração com Habilitação em Análise de Sistema. Servidora da Secretaria de Educação do Distrito Federal- Técnico em Gestão.

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Pubblicato

2014-11-21