Impactos da pandemia na evasão da EJA: rede pública de ensino em Pernambuco e aspectos sociais no período 2018-2021
DOI :
https://doi.org/10.51359/2317-0115.2023.253022Mots-clés :
ensino, educação, políticas públicas, isolamento socialRésumé
Objetivou-se analisar e compreender como ocorre o processo de ensino na Educação de Jovens e Adultos, considerando os aspectos socioeconômico e educacionais agravados pela pandemia da Covid-19, considerando e comparando os últimos 4 anos, entre 2018-2021, em escolas públicas do estado pernambucano. Assim como, as segregações sociais sistemáticas como as de gênero, etnia e condição social que ocorrem na citada modalidade de ensino. O método de pesquisa foi do tipo bibliográfico abordando características qualitativas utilizando como base 75 obras, sendo 47 de fundamentação teórica e 28 na composição dos resultados utilizando os eixos temáticos EJA, contexto social e econômico, educação remota, políticas públicas e programas destinados à EJA, saúde mental dos estudantes e pandemia. Pode-se concluir que o Estado, responsável pelo bem-estar de todos deve sempre articular políticas públicas educacionais que subsidie a EJA com todos seus aparatos disponíveis através de sindicatos e entidades educacionais, bem como, no âmbito da saúde, impulsionando e motivando a criação de palestras de conscientização.Références
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