Sobre a Revista

Foco e Escopo

A Revista Cadernos de Estudos e Pesquisa na Educação Básica – é uma publicação do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Pernambuco (CAp UFPE) que se propõe a divulgar Artigos, Relatos de Experiência, Jovens Pesquisadores/as, Ensaios Visuais e Resenhas em fluxo contínuo na temática da Educação Básica e seus diálogos multi/interdisciplinares com diferentes áreas do conhecimento - Ciências Humanas, Ciências Sociais, Ciências da Natureza, Letras e Artes, Educação Física e Matemática, bem como os campos de conhecimentos e debates emergentes na/para a Educação

A Revista tem como objetivo geral aprofundar o debate acadêmico, disponibilizando trabalhos, de natureza teórica ou prática, que contribuam tanto com a formação, quanto com a prática de professores nas diversas áreas do conhecimento, evidenciando a socialização dos conhecimentos científicos e didático-pedagógicos produzidos.

A Revista tem circulação anual em meio online. ISSN: 2447-6943

Processo de Avaliação pelos Pares

A Revista Cadernos de Estudos e Pesquisa na Educação Básica receberá trabalhos inéditos nas seções que passam a compor a Revista - Artigos, Relatos de Experiência, Jovens Pesquisadores/as, Ensaios Visuais e Resenhas - em fluxo contínuo na temática da Educação Básica e seus diálogos multi/interdisciplinares com diferentes áreas do conhecimento - Ciências Humanas, Ciências Sociais, Ciências da Natureza, Letras e Artes, Educação Física e Matemática, bem como os campos de conhecimentos e debates emergentes na/para a Educação. Se após o fechamento das edições houver artigos aprovados excedentes, ficarão arquivados para os números seguintes. Os/as autores/as serão avisados/as sobre o volume, número e ano em que os trabalhos serão publicados.

Todo o material enviado passa por uma análise da Comissão Editorial, de forma a verificar se estão dentro da proposta editorial da Revista. Em seguida, serão avaliados por pelo menos dois/duas pareceristas, escolhidos/as entre os membros componentes do Conselho Editorial. Importante destacar que mesmo que os/as pareceristas sugiram indicação de publicação, isso não é garantia de que o texto seja publicado, uma vez que somente a Comissão Editorial decide sobre o número de artigos de cada edição, o tema, bem como demais aspectos organizacionais que a Comissão Editorial julgar relevantes. Os/as autores/as serão contactados/as pela Comissão Editorial por e-mail a fim de informar sobre o parecer relativo ao seu trabalho (tenha sido positivo ou não), assim como sobre demais dados, tais como número e volume em que o artigo está previsto para ser publicado, prazos para alterações das recomendações sugeridas e demais documentos ou declarações que a Comissão Editorial precise enviar ou solicitar aos/as autores/as. Será garantido o anonimato dos/as autores/as e dos/as pareceristas.

Quanto ao Conselho Editorial, cabe a esse sugerir aos/as autores/as modificações de estrutura e/ou de conteúdo, os trabalhos são devolvidos aos/as autores/as para que realizem as correções no prazo informado pela Comissão. Nenhuma modificação do conteúdo é feita sem o prévio consentimento dos/as autores/as, que têm inteira responsabilidade pelo conteúdo do material enviado. Os trabalhos não passarão por revisão de linguagem, posto que os/as autores/as se responsabilizarão por tal procedimento. A Comissão Editorial se reserva no direito de decidir, mesmo depois de divulgadas as chamadas de artigos, quanto à publicação de volumes especiais ou temáticos, sem prévio aviso aos/às autores/as.

 

Periodicidade

Anual

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

Apresentação

A Revista Cadernos de Estudos e Pesquisas na  Educação Básica visa a incentivar a realização de pesquisas e produção de conhecimento de pesquisadores e professores, em parceria com o corpo discente; bem como ampliar espaço de publicação e divulgar os trabalhos de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidos no campo da formação docente, na área da Educação Básica.

O Periódico, enquanto espaço de interação comunicativa, possibilitará a difusão da produção acadêmica, potencializando os impacto dessa produção. Promoverá o diálogo entre pesquisadores, professores e estudantes de diversas instituições, em âmbito local e nacional, enriquecendo o debate em várias áreas de conhecimento, fortalecendo a proposta formativa do Colégio de Aplicação e, em maior âmbito, da Universidade Federal de Pernambuco.

O Colégio de Aplicação da UFPE nasce em 10 de março de 1958, inicialmente, integrado à Faculdade de Filosofia, tendo como finalidade funcionar enquanto laboratório da faculdade e espaço para aplicação de teorias pedagógicas. Através do Parecer do CFE292/1962, foi transformado em um espaço de experimentação e demonstração de inovações pedagógicas, para atendimento às disciplinas de Prática de Ensino, e atualmente de estágio das licenciaturas diversas, reforçando-se a sua missão de formar futuros professores. Nesse contexto, a Revista Acadêmica do CAp  catalisará publicações que apresentem estudos e pesquisas pautadas em reflexões sobre propostas inovadoras de reforma curricular, aprofundamentos de conteúdos específicos e abordagens didático-pedagógicas.

Sponsors

Universidade Federal de Pernambuco

  • UFPE