Cadernos de Estudos e Pesquisa na Educação Básica - ISSN: 2447-6943

A Revista Cadernos de Estudos e Pesquisa na Educação Básica – é uma publicação do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Pernambuco (CAp UFPE) que se propõe a divulgar artigos científicos, artigos de iniciação científica, resenhas e relatos de experiência relacionados à Educação Básica, abarcando cinco áreas principais: Ciências Humanas, Ciências Naturais, Letras e Artes, Educação Física e Matemática.


CHAMADA PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS

 

Prezados(as),

 

A Revista Eletrônica Cadernos de Estudos e Pesquisa na Educação Básica informa que se encontra aberto o processo de submissão de artigos, artigos de iniciação científica, relatos de experiências e resenhas, nas diversas áreas da Educação Básica, cujo tema associe-se à “Cultura tecnológica na escola: avanços e desafios para construção dos conhecimentos”.

A temática da educação e da formação mediada nos ambientes virtuais tem sido amplamente difundida na atualidade. O advento da tecnologia no mundo moderno permite a reconfiguração dos modos de ser, pensar e agir em distintos ambientes formativos, exigindo, consequentemente, novas formas de conceber, estruturar e operacionalizar os processos de ensino e aprendizagem.

Nesse sentido, têm emergido significativas reflexões sobre as possibilidades de ensino e aprendizagens em ambientes virtuais ou espaços on-line, rompendo com a visão de ensino exclusivamente presencial e da escola como ambiente primordial de aprendizagens formal. Tais entendimentos significam que muitos e novos desafios estão postos, na cena contemporânea, para os profissionais que, por opção, escolheram navegar nos turbulentos mares da educação e da formação humana e na formação em ambientes virtuais.

Em tal cenário, nos questionamos: qual o lugar da cultura tecnológica no projeto pedagógico de escola? Como democratizar o acesso crítico aos recursos tecnológicos na perspectiva de uma educação emancipadora? Que conhecimentos construir para participação criteriosa na sociedade contemporânea da informação e comunicação? Qual o papel da formação de professores, educadores e gestores para o uso das tecnologias na educação? Como garantir aprendizagens para além de acessos superficiais, em uma cultura estilo fast food baseada na proliferação de imagens, rapidez e banalidade das informações? Muitos são os questionamentos que circundam o uso das tecnologias da informação e comunicação (TICs) na escola contemporânea. 

Diversos aspectos são relevantes e pertinentes ao campo de pesquisas e formação nos ambientes virtuais: o uso pedagógico de mídias e tecnologias na escola; o letramento digital como proposta curricular; a relação professor-aluno-conhecimentos no contexto da cibercultura; a edocomunicação; a gestão do ensino à distância (EAD); o uso de ferramentas de interações em espaços virtuais de aprendizagem (AVA); as ações interdisciplinares nos AVAs  etc.

Convidamos você a participar dessa edição dos Cadernos CAp, que propõe refletir sobre “Cultura tecnológica na escola: avanços e desafios para construção dos conhecimentos”, uma vez que o desenvolvimento de uma cultura informática no âmbito da educação e da gestão escolar configuram-se como desafios prementes aos professores e demais profissionais que atuam na Educação na atualidade, provocando mudanças significativas na ação educativa, nos fundamentos teórico-epistemológicos da prática pedagógica e docente, na compreensão sobre a função social da escola na contemporaneidade. 

 

A Revista Cadernos de Estudos e Pesquisa na Educação Básica  recebe trabalhos em fluxo contínuo, contudo, para o seu terceiro número, o prazo de submissão é até o dia 01 de novembro de 2017. A previsão de publicação é dezembro de 2017.

 

Submissões online: https://periodicos.ufpe.br/revistas/cadernoscap/about/submissions#onlineSubmissions

 

 

--------------------------------------------------

 

Perfil Editorial:

 

A Revista Cadernos de Estudos e Pesquisa na Educação Básica – é uma publicação do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Pernambuco (CAp UFPE) que se propõe a divulgar artigos científicos, artigos de iniciação científica, resenhas e relatos de experiência relacionados à Educação Básica, abarcando cinco áreas principais: Ciências Humanas, Ciências Naturais, Letras e Artes, Educação Física e Matemática.

O periódico está articulado aos trabalhos desenvolvidos pelos grupos de pesquisa do CAp UFPE, Experimentação Pedagógica e Formação de Professores na Educação Básica CNPq:

a. Núcleo de Estudos Literários e Linguísticos;

b. Desenvolvimento Integral, Competências e Aprendizagens;

c. Sequências didáticas de conteúdos específicos, instrumentos e dispositivos.

A Revista tem como objetivo geral aprofundar o debate acadêmico, disponibilizando trabalhos, de natureza teórica ou prática, que contribuam tanto com a formação, quanto com a prática de professores nas diversas áreas do conhecimento, evidenciando a socialização dos conhecimentos científico e didático-pedagógico produzidos.

 

Endereço eletrônico: https://periodicos.ufpe.br/revistas/cadernoscap

 

Cordialmente,

 

Comissão Editorial

Dra. Adriana Rosa, UFPE

Dr. Edson Silva, UFPE

Dr. José Aércio Chagas, UFPE

Dra. Lavínia Ximenes, UFPE

Dr. Madson Gois Diniz, UFPE