A história dos povos indígenas nos livros didáticos de acordo com PNLD 2011 e 2014

Johann Butler da Silva Batista, Cleonildo Mota Gomes Jr.

Resumo


O presente artigo baseia-se numa investigação em andamento, para o Trabalho de Conclusão de Curso de Pedagogia, por meio do resultado da avalição diagnóstica acerca do conteúdo programático existente no livro de História do 5º ano, distribuídos nas escolas da Rede Municipal e Estadual da Cidade do Recife/PE. O estudo aponta para os conteúdos que estão desenvolvidos dentro do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) 2011 e 2014, em conformidade com o Art. 26-A constituído na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº 11.645/2008, cujo objetivo inclui os diversos aspectos da História e da Cultura Indígena na formação da sociedade nacional, resgatando as suas contribuições nas áreas social, econômica e política, pertinentes à história do Brasil. A pesquisa em evidência contará de um levantamento bibliográfico, cujo objetivo vem refletir os aspectos étnicos e culturais dos povos indígenas do Brasil que estão incumbidos nestes materiais, sendo estes considerados na maioria dos casos como único recurso utilizado pelos docentes. Esperamos que esta investigação científica colabore para uma nova perspectiva de ensino para todos os profissionais de educação.

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