Jogos e brincadeiras africanas e afro-brasileiras na educação física escolar: um relato de experiência

Autores

  • Arestides Joaquim Macamo UFSC
  • Fábio Machado Pinto UFSC

Resumo

Esta composição é corolário da descrição da experiência de ensino em Educação Física escolar, realizada em uma turma do segundo ano do ensino fundamental de uma escola municipal de Florianópolis, no período de março a julho de 2013. Alicerçada na lei 10.639/03, objetivou colocar em suspensão alguns conteúdos eurocêntricos e coadjuvar para a construção de uma imagem positiva da África e do negro. Para tal, dividimos a intervenção em três categorias: (1) o continente africano (jogos de alguns países africanos); (2) a travessia e a construção de brinquedos com material reciclado; (3) a resistência no Brasil (jogos e brincadeiras afro-brasileiras). Observamos que a positivação da África e dos negros contribuiu para que as crianças negras construíssem um si mesmo positivo.

Biografia do Autor

Arestides Joaquim Macamo, UFSC

Mestrando em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina, tidesmacamo@yahoo.com.br.

Fábio Machado Pinto, UFSC

Professor do departamento de Metodologia de Ensino da Universidade Federal de Santa Catarina, doutor em Educação pela Université Paris 8.

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Publicado

27.02.2017

Edição

Seção

Relatos de Experiências