Uma sequência didática sobre petróleo e derivados para a Construção de conceitos químicos na educação de jovens e adultos

Erica Renata Grigório Mourato, José Euzebio Simões Neto

Resumo


O presente trabalho buscou analisar as potencialidades de uma sequência didática sobre petróleo e derivados para a construção de conceitos químicos por estudantes da educação de jovens e adultos. Elaboramos a sequência a partir das ideias de Méheut, organizada em seis momentos, de acordo Patro. A sequência foi aplicada em uma turma do 2º Ano da EJA, em uma escola pública em Serra Talhada-PE. Durante os diferentes momentos buscamos caracterizar as relações pedagógicas e epistemológicas através do processo de contextualização dos conteúdos e construção dos significados científicos pelos estudantes. Nossos resultados apontam para uma melhor compreensão dos estudantes pós-sequência – muitos estudantes não sabiam muito sobre o petróleo, embora seja um tema que faz parte dos seus cotidianos, mas construíram conhecimento sobre o conceito ao final do processo.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2015 Cadernos de Estudos e Pesquisa na Educação Básica

Revista Cadernos de Estudos e Pesquisa na Educação Básica

Colégio de Aplicação da UFPE

Endereço
Avenida da Arquitetura S/N Cidade Universitária
CEP 50740 - 550

Telefones
Secretaria: (81) 2126-8332
Direção: (81) 2126-8335