Saberes docentes de Educação Física nas propostas curriculares do Colégio de Aplicação João XXIII

Warley Almeida Silva, Cátia Pereira Duarte

Resumo


Este artigo analisa os elementos que compõem o processo de construção dos saberes dos professores de Educação Física em suas propostas de currículo em dois momentos distintos da história do Colégio de Aplicação João XXIII: na separação do Departamento de Educação Física do antigo Departamento de Comunicação e Expressão em 1992 e durante sua estruturação pedagógica que começou em 2007.  A partir de um estudo de caso etnográfico com análise de documentos e entrevistas com professores de todos os períodos, percebeu-se aspectos importantes da construção dos saberes da educação física escolar que oferecem subsídios para legitimação dos mesmos nesta disciplina. Até o momento, constatou-se que as experiências técnicas, didáticas e humanas contribuem na construção dos seus saberes, comprovando que estes atores sociais agem a partir de lógicas de ação que lhes são dadas pelas diversas dimensões do sistema.


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