Práticas pedagógicas cotidianas na educação de jovens e adultos: Táticas operacionais docentes
Resumo
A discussão atual que envolve a educação de jovens e adultos reconhece práticas pedagógicas cotidianas, como espaço-tempo de criação de conhecimentos que agrega sistemas de interesses reais e possíveis de seus praticantes-pensantes. Tomando esta realidade como ponto de partida, desenvolve-se no decorrer do texto reflexões acerca das múltiplas possibilidades que professores encontram para enfrentar e superar desafios cotidianos, específicos desta modalidade educativa. O trabalho resulta de pesquisa realizada com professores da EJA de escolas públicas com os quais realizou-se entrevistas recursivas, reconhecendo na complexidade de suas práticas rememoradas, táticas operacionais emergentes. O corpus construído possibilitou o enlace de diferentes saberes-fazeres docentes, considerados nesta proposta como prática de emancipação social.
Referências
ARDOINO, Jacques. A complexidade. In: MORIN, Edgar. A religação dos saberes: o desafio do século XXI. Trad. Flávia Nascimento. 7. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2010.
BOURDIEU, Pierre. O senso prático. Trad. Maria Ferreira. Petrópolis, RJ: Vozes, 2009.
BOSI, Ecléa. Memória e sociedade: lembranças de velhos. 14. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.
CANDAU, Vera Maria. (org.) Rumo a uma nova didática. 21. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2011.
CERTEAU, Michel. A invenção do cotidiano. Trad. Ephraim Ferreira Alves. 17. ed. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 2011.
HALBWACHS, Maurice. A memória coletiva. Trad. Beatriz Sidou. São Paulo: Centauro, 2006.
LE GOFF, Jacques. História e memória. Trad. Bernardo Leitão. Campinas, São Paulo: Editora da Unicamp, 1990.
______. História e memória: Memória. Trad. Ruy Oliveira. Lisboa, Portugal: Edições 70, LDA, 1982.
MORIN, Edgar. Introdução ao pensamento complexo. Trad. Eliane Lisboa. 4. ed. Porto Alegre: Sulina, 2011.
OLIVEIRA, Inês Barbosa de. Boaventura & a educação. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2008.
OLIVEIRA, Inês Barbosa de.; SUSSEKIND, Maria Luiza. (orgs.) Formação docente e justiça cognitiva: pesquisas, práticas e possibilidades. Rio de Janeiro: DP et Alii, 2016.
RICOEUR, Paul. A memória, a história, o esquecimento. Trad. Alain Fraçois [et al]. Campinas, São Paulo: Editora da Unicamp, 2007.
SANTOS, BOAVENTURA DE SOUSA. Para uma sociologia das ausências e uma sociologia das emergências. Revista Crítica de Ciências Sociais. n. 63, p. 237-280, out. 2002. Disponível em: . Acesso em: 23 mar. 2014.
________. A crítica da razão indolente: contra o desperdício da experiência. 7. ed. São Paulo: Cortez, 2009.
________. A difícil democracia: reinventar as esquerdas. São Paulo: Boitempo, 2016.
UNESCO. Marco de Ação de Belém. VI Conferência sobre Educação de Adultos. Belém/Pará, Brasil, 2009.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
CARTA DE AUTORIZAÇÃO PARA PUBLICAÇÃO ON LINE
CONCESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS
O(s) autor(es) do trabalho acadêmico enviado à Revista CADERNOS DE ESTUDOS E PESQUISA NA EDUCAÇÃO BÁSICA CAp-UFPE, por ser(em) titular(es) da propriedade literária do mesmo, assume(m) integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando desde já, que a obra a ser entregue é original, e que não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros e, caso infrinja, as devidas responsabilidades legais relacionadas a Direitos Autorais do material recaem sobre o(s) autor(es) do texto em questão. Desta forma, autoriza(m) a edição de seu trabalho e concede(m) à Revista CADERNOS DE ESTUDOS E PESQUISA NA EDUCAÇÃO BÁSICA CAp-UFPE permissão para reproduzir, comercializar, editar e publicar o citado artigo impresso em papel ou on line, na referida Revista em número e volume ainda a serem definidos pela sua Comissão Editorial. Tal concessão não terá caráter oneroso para a UFPE ou para a Comissão Editorial da Revista CADERNOS DE ESTUDOS E PESQUISA NA EDUCAÇÃO BÁSICA, ou seja, não haverá remuneração sob qualquer modalidade pela utilização do referido material, tendo o mesmo o caráter de colaboração. O(s) autor(es) compromete(m)-se a assegurar o uso e gozo da obra à Revista CADERNOS DE ESTUDOS E PESQUISAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA, que poderá explorá-la com exclusividade nas edições que fizer e compromete(m)-se também a não autorizar(em) terceiros a transcreverem ou traduzirem parte ou totalidade da obra sem expressa autorização da Comissão Editorial desta Revista, cabendo ao infrator as penas da legislação em vigor. O(s) autor(es) asseguram ainda que revisou(aram) a forma final do trabalho e o aprovou(aram) para publicação. À Revista CADERNOS DE ESTUDOS E PESQUISA NA EDUCAÇÃO BÁSICA – Comissão Editorial, reserva-se o direito de modificar o texto, em consulta ao/a/aos/as autor/es/a/as, incluindo reformulações na linguagem, quando necessário, sem prejudicar seu conteúdo, com o objetivo de uniformizar a apresentação.
Os conteúdos da Revista Cadernos de Estudos e Pesquisa na Educação Básica estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.