Educação integral no ensino médio: uma análise da proposta curricular das Escolas de Referência em Ensino Médio na perspectiva transdisciplinar

Danyella Jakelyne Lucas Gomes

Resumo


Este artigo tem por objetivo analisar a proposta curricular do Programa de Educação Integral de Pernambuco – PEI. O PEI configura-se como política pública que visa à melhoria da qualidade do Ensino Médio através da Educação Integral e em tempo integral. Tal etapa, oferecida nas Escolas de Referência em Ensino Médio – EREM’s - passou por transformações estruturais, pedagógicas e curriculares, para atender a ampliação da jornada. A Educação Integral considera o desenvolvimento das diversas dimensões do ser humano (PERNAMBUCO, 2013). Trata-se de um estudo documental e busca situar o tema a partir da perspectiva da Transdisciplinaridade (NICOLESCU, 1994) e da Complexidade (MORIN, 2005), de modo a analisar como um currículo organizado de maneira disciplinar atende à formação integral do estudante considerando-o como um sujeito de diversas dimensões.


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