Estudo de iniciação científica no ensino médio: o discurso citado em notícias jornalísticas sobre arboviroses

Autores

  • Adriana Letícia Torres da Rosa UFPE
  • Camila Paim Figueiredo UFPE

Resumo

O artigo em tela apresenta os resultados da pesquisa desenvolvida, entre 2016 e 2017, na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Colégio de Aplicação (CAp), no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica do Ensino Médio (PIBIC EM) na área de Letras, ênfase em Linguística, cuja temática central é a “Produção de sentido nos jornais: as fontes do discurso sobre arboviroses em notícias”. A pesquisa tem por objetivo central investigar criticamente o discurso sobre arboviroses em notícias jornalísticas, verificando as vozes presentes nos textos e seus efeitos sentidos na comunicação mídia – sociedade. A investigação referencia-se teoricamente na concepção de linguagem como forma de interação social e histórica. Com análise qualitativa, tem como corpus 20 notícias jornalísticas referentes ao tema das arboviroses, coletadas durante o período fevereiro a março de 2016, extraídas de jornais de grande circulação no Estado de Pernambuco.  Nas áreas de Letras e Educação, o conhecimento gerado com a análise de dados desse estudo pode ser trabalhado pedagogicamente nas escolas, nas aulas de leitura e produção de texto numa perspectiva crítica de compreensão, interpretação e produção de sentidos textuais.

Biografia do Autor

Adriana Letícia Torres da Rosa, UFPE

É professora de Língua Portuguesa da Universidade Federal de Pernambuco - Centro de Educação - Colégio de Aplicação. Possui graduação em Letras pela UFPE (1996), especialização em Ensino, Aprendizagem e Avaliação de Língua Portuguesa (2001), mestrado e doutorado em Letras, área de concentração em Linguística (2003 e 2008, respectivamente) pela mesma universidade. Com experiência em magistério da Educação Básica à pós-graduação, atua principalmente nos seguintes temas: leitura, gêneros e tipos textuais, ensino-aprendizagem e avaliação em língua portuguesa.

Camila Paim Figueiredo, UFPE

Aluna do Ensino Médio do Colégio de Aplicação da UFPE. PIBIC EM - Letras, 2016

Referências

ALVES, F. Gêneros jornalísticos: notícias e cartas de leitor no ensino fundamental. São Paulo: Cortez, 2011.

BAKHTIN, M. 2003 [1979]. Os gêneros do discurso. In: ______. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes. pp. 227-326.

BAKHTIN, Mikhail (VOLOCHÍNOV). Marxismo e filosofia da linguagem. 9. Ed. São Paulo: Hucitec, 2002.

GARCIA, O. Comunicação em prosa moderna. 27 ed. São Paulo: Editora FGV, 2010.

KOCH, I. V. E ELIAS, V. M. Ler e escrever: estratégias de produção textual. São Paulo: Contexto, 2009.

KOCH, I.G.V.; BENTES, A.C.; CAVALCANTE, M. M., 2007. Intertextualidade: diálogos possíveis. São Paulo: Cortez.

LAGE, Nilson. Estrutura da notícia. São Paulo: Ática, 2006.

MARCUSCHI, Luiz Antônio. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola, 2008.

NEVES, M.H.M. Gramática de usos do português. São Paulo: UNESP, 2000.

Downloads

Publicado

14.04.2018