Estudo de iniciação científica no ensino médio: o discurso citado em notícias jornalísticas sobre arboviroses
Resumo
O artigo em tela apresenta os resultados da pesquisa desenvolvida, entre 2016 e 2017, na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Colégio de Aplicação (CAp), no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica do Ensino Médio (PIBIC EM) na área de Letras, ênfase em Linguística, cuja temática central é a “Produção de sentido nos jornais: as fontes do discurso sobre arboviroses em notícias”. A pesquisa tem por objetivo central investigar criticamente o discurso sobre arboviroses em notícias jornalísticas, verificando as vozes presentes nos textos e seus efeitos sentidos na comunicação mídia – sociedade. A investigação referencia-se teoricamente na concepção de linguagem como forma de interação social e histórica. Com análise qualitativa, tem como corpus 20 notícias jornalísticas referentes ao tema das arboviroses, coletadas durante o período fevereiro a março de 2016, extraídas de jornais de grande circulação no Estado de Pernambuco. Nas áreas de Letras e Educação, o conhecimento gerado com a análise de dados desse estudo pode ser trabalhado pedagogicamente nas escolas, nas aulas de leitura e produção de texto numa perspectiva crítica de compreensão, interpretação e produção de sentidos textuais.
Referências
ALVES, F. Gêneros jornalísticos: notícias e cartas de leitor no ensino fundamental. São Paulo: Cortez, 2011.
BAKHTIN, M. 2003 [1979]. Os gêneros do discurso. In: ______. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes. pp. 227-326.
BAKHTIN, Mikhail (VOLOCHÍNOV). Marxismo e filosofia da linguagem. 9. Ed. São Paulo: Hucitec, 2002.
GARCIA, O. Comunicação em prosa moderna. 27 ed. São Paulo: Editora FGV, 2010.
KOCH, I. V. E ELIAS, V. M. Ler e escrever: estratégias de produção textual. São Paulo: Contexto, 2009.
KOCH, I.G.V.; BENTES, A.C.; CAVALCANTE, M. M., 2007. Intertextualidade: diálogos possíveis. São Paulo: Cortez.
LAGE, Nilson. Estrutura da notícia. São Paulo: Ática, 2006.
MARCUSCHI, Luiz Antônio. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola, 2008.
NEVES, M.H.M. Gramática de usos do português. São Paulo: UNESP, 2000.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
CARTA DE AUTORIZAÇÃO PARA PUBLICAÇÃO ON LINE
CONCESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS
O(s) autor(es) do trabalho acadêmico enviado à Revista CADERNOS DE ESTUDOS E PESQUISA NA EDUCAÇÃO BÁSICA CAp-UFPE, por ser(em) titular(es) da propriedade literária do mesmo, assume(m) integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando desde já, que a obra a ser entregue é original, e que não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros e, caso infrinja, as devidas responsabilidades legais relacionadas a Direitos Autorais do material recaem sobre o(s) autor(es) do texto em questão. Desta forma, autoriza(m) a edição de seu trabalho e concede(m) à Revista CADERNOS DE ESTUDOS E PESQUISA NA EDUCAÇÃO BÁSICA CAp-UFPE permissão para reproduzir, comercializar, editar e publicar o citado artigo impresso em papel ou on line, na referida Revista em número e volume ainda a serem definidos pela sua Comissão Editorial. Tal concessão não terá caráter oneroso para a UFPE ou para a Comissão Editorial da Revista CADERNOS DE ESTUDOS E PESQUISA NA EDUCAÇÃO BÁSICA, ou seja, não haverá remuneração sob qualquer modalidade pela utilização do referido material, tendo o mesmo o caráter de colaboração. O(s) autor(es) compromete(m)-se a assegurar o uso e gozo da obra à Revista CADERNOS DE ESTUDOS E PESQUISAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA, que poderá explorá-la com exclusividade nas edições que fizer e compromete(m)-se também a não autorizar(em) terceiros a transcreverem ou traduzirem parte ou totalidade da obra sem expressa autorização da Comissão Editorial desta Revista, cabendo ao infrator as penas da legislação em vigor. O(s) autor(es) asseguram ainda que revisou(aram) a forma final do trabalho e o aprovou(aram) para publicação. À Revista CADERNOS DE ESTUDOS E PESQUISA NA EDUCAÇÃO BÁSICA – Comissão Editorial, reserva-se o direito de modificar o texto, em consulta ao/a/aos/as autor/es/a/as, incluindo reformulações na linguagem, quando necessário, sem prejudicar seu conteúdo, com o objetivo de uniformizar a apresentação.
Os conteúdos da Revista Cadernos de Estudos e Pesquisa na Educação Básica estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.