O resgate da leitura dos clássicos no ensino médio: caminhos possíveis

Autores

  • Josebede Angélica Guilherme da bSilva Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco

Resumo

A presente experiência se propõe a mostrar o trabalho realizado com fins a despertar nos alunos do ensino médio o gosto pela leitura dos Clássicos de Literatura. Na biblioteca da escola, os clássicos viviam encostados e perdiam espaço para os Best Sellers, o que acabou por provocar-nos uma angústia. Levando em consideração que os livros mais lidos traziam uma linguagem mais acessível aos estudantes e uma trama mais simplificada, resolvemos adotar uma atividade de adaptação teatral para expandir o conhecimento acerca dos Clássicos de Literatura em nossa escola, despertando assim a leitura pelos mesmos.

Biografia do Autor

Josebede Angélica Guilherme da bSilva, Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco

Mestre em Teoria da Literatura pela UFPE, (2012). Participa do grupo de pesquisas NELI - Núcleo de Estudos de Literatura e Intersemiose pela UFPE. É professora do Ensino Superior da Universidade Joaquim Nabuco. É Formadora do GESTAR em Língua Portuguesa pela Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco. É avaliadora de textos pelo CESPE - UNB - Universidade de Brasília. É professora de Língua Portuguesa, Literatura e Produção textual.

Referências

CAFIERO, D.; CORRÊA, H. T. A abordagem de textos literários em livros didáticos de língua portuguesa de 5ª a 8ª séries. In: VAL, M. G. C. (Org.). Alfabetização e língua portuguesa: livros didáticos e práticas pedagógicas. Belo Horizonte: Autêntica, 2009. (Coleção Linguagem e Educação).

CALVINO, Ítalo. Por que ler os clássicos. 2. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2004.

PAES, José Paulo. “As dimensões da aventura” e “Por uma literatura brasileira de entretenimento (ou: O mordomo não é o único culpado)”, in: A aventura literária. São Paulo: Cia. das Letras, 2000.

RANGEL, Egon O. Letramento literário e livro didático de língua portuguesa: “os amores difíceis”. In: PAIVA, A.; MARTINS, A.; PAULINO, Z. V. (Orgs.). Literatura e letramento: espaços, suportes e interfaces – O jogo do livro. Belo Horizonte: UFMG, 2003.

Downloads

Publicado

14.04.2018