Análise das vicissitudes da organização do saber e dos problemas de elaboração do currículo do Ensino Básico de Moçambique

Júnior João Samuel Dos Santos

Resumo


As vicissitudes a que se referem neste artigo são as rápidas mudanças que são operadas ao nível do currículo do Ensino Básico (EB) de Moçambique. No período pós-independência foram registradas três mudanças curriculares, das quais se destaca a de 2004 que culminou com a introdução do atual currículo do EB, onde o saber escolar foi organizado em ciclos de aprendizagem. O objetivo deste estudo é analisar a organização do saber e descrever os problemas de elaboração do currículo do EB de Moçambique. Em termos metodológicos, privilegiou-se a pesquisa bibliográfica e documental. Foi constatado que existem problemas curriculares que são criticados pelos professores até a sociedade civil. Das conclusões chegadas é que o currículo do EB não foi acompanhado pelas estratégias implementacionais eficazes, por isso muitos alunos terminam o ciclo completo sem saber ler, escrever e contar.


Texto completo:

27-43

Referências


BONDE, Rui Amadeu. Políticas públicas de educação e qualidade de ensino em Moçambique. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2016.

CASTIANO, José; NGOENHA, Severino Elias; GURO, Manuel Zianja. Barómetro da Educação Básica em Moçambique: estudo piloto sobre a qualidade da educação. Maputo. ISOED. Publifix, 2012.

__________Barómetro da Educação Básica em Moçambique: o professor, o elo mais fraco da qualidade do saber do Ensino Básico. Maputo. ISOED. Publifix, 2014.

CASTIANO, J. O currículo local como espaço social de

coexistência de discursos: estudo de caso nos distritos de Báruè, de

Sussundenga e da Cidade de Chimoio – Moçambique. In Revista E-Curriculum, São Paulo, v. 1, n. 1, dez. - jul. 2005-2006. Disponível em: http://www.pucsp.br/ecurriculum

GIL, António Carlos. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social (6ª ed.) São de Paulo. Editora Atlas, 2008.

DUARTE, Stela Mithá, A avaliação por ciclos de aprendizagem no Ensino Básico em Moçambique: entre tensões e desafios. In Práxis Educativa, Ponta Grossa, v. 13, n. 1, p. 33-47, jan./abr. 2018 Disponível em: http://www.revistas2.uepg.br/index.php/praxiseducativa

DUARTE, Stela Mithá; LAUCHANE, Carlos; BASTOS, Juliano Neto de; CAMUENDO, Ana Paula; SIMÃO, Jerónimo, ISSAK, Aíssa; CHEMANE, Orlando; OSSUFO, Abudo; GOPA, José; PICARDO, Salazar & GUIBUNDANA, Dinis. Progressão por ciclos de aprendizagem no Ensino Básico: Desafios na mudança do paradigma de avaliação. Maputo: INDE e Educar, 2012.

GOODSON, Ivor Frederick. As políticas de Currículo e de Escolarização. Tradução de Vera Joscelyne. Rio de Janeiro: Editora Vozes, 2008.

GUIBUNDANA, Dinis Hilário. Gestão da implementação do novo currículo de ensino básico em Moçambique: o caso das escolas do Distrito Municipal

Kamaxakeni. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal de Juiz de Fora, 2013.

JANUÁRIO, Francisco Maria. Um olhar histórico aos 40 anos de desenvolvimento da educação em Moçambique. In Tauchen, G., Silva, J. A., Schwantes, L. (Eds.), Educação Científica, Pesquisas e Experiências (p132-155). Rio de Janeiro: CRV, 2015.

LOBO, Manuel Francisco; NHÊZE, Ismael Cassamo. Qualidade de Ensino no Ensino Primário. Movimento de Educação Para Todos: Maputo, 2008.

MOÇAMBIQUE, INDE/MINED. Plano Curricular do Ensino Básico. Maputo. INDE/MINED, 2003.

_____________.MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Relatório de Avaliação: Ensino Primário e Secundário, 2º volume. Maputo, 2012.

NGOENHA, Severino Elias. Estatuto e Axiologia da Educação. Maputo: Imprensa Universitária da UEM, 2000.

NHANTUMBO, Azevedo Baptista Binguanhane. O Enigma do modelo por competência no Ensino Primário de Moçambique. In E-Revista de Estudos Interculturais do CEI –ISCAP, 4, 1-17, 2016.

NHAMPOCA, Ezra Alberto Chambal. Ensino bilingue em Moçambique: introdução e percursos. In Working Paper Linguistics, 16 (2): 82-100, Florianópolis, 2015.

PACHECO, José Augusto. Escritos Curriculares. São Paulo: Cortez Editora, 2005.

SACMEQ. Accounting for Variations in the Quality of Primary School

Education. In Working Paper 7, pp. 1-40, 2012.

SAVIANI, Nereide. Saber escolar, currículo e didáctica: problemas da unidade conteúdo/método no processo pedagógico (5ª ed.). Campinas, São Paulo: Autores Associados, 2006.

UNESCO. EFA Global Monitoring Report: teaching and learning achieving

quality for all. França: UNESCO, 2014.

VARELA, Bartolomeu. Abordagem por competências no currículo escolar em cabo verde: desfazendo equívocos para uma mudança significativa nas políticas e praxis educacionais, 2012. Disponível em http://www.portaldoconhecimento.gov.cv/handle/10961/2461. Acesso, 21/06/2018.

ZIMBICO, Octávio José. Morre a Tribo e nasce a Nação? Política, Administração e História do Ensino Primário em Moçambique. Tese de Doutoramento. Universidade do Estado do Rio de Janeiro, 2016.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2018 Cadernos de Estudos e Pesquisa na Educação Básica - ISSN: 2447-6943

Revista Cadernos de Estudos e Pesquisa na Educação Básica

Colégio de Aplicação da UFPE

Endereço
Avenida da Arquitetura S/N Cidade Universitária
CEP 50740 - 550

Telefones
Secretaria: (81) 2126-8332
Direção: (81) 2126-8335