Interatividade no Ensino Superior: novos caminhos dos livros-jogos dentro e fora da sala de aula
Resumo
Este relato de experiência buscou apresentar resultados positivos na aplicação de um livro-jogo aos alunos do curso de Educação Física do Centro Universitário Hermínio Ometto (UNIARARAS). A obra utilizada em questão foi O Herói da Copa (1994), considerado o “esboço” do livro-jogo brasileiro. Tomou-se como base para se classificar um livro como livro-jogo Alves (1997) em detrimento a Schick (1991) e Green (2014) por ser uma classificação mais abrangente que mais valoriza a leitura interativa do que detalhes nas estruturas narrativas das obras. Concluiu-se que a maioria dos alunos foi estimulada a desenvolver trabalhos sobre esse híbrido textual, e que tal iniciativa pode inspirar editoras a pensarem numa linha de livros-jogos de temática esportiva caso captem público para isso.
Referências
ABREU, M. Cultura letrada: literatura e leitura. São Paulo: Editora UNESP, 2006.
ALVES, M. A. Tudo o que o seu mestre mandar: a figuração do narrador e do leitor nos textos interativos. 1997. 225 f. Tese (Doutorado em Literatura Brasileira) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 1997.
BLOOM, B. S. et al. Taxionomia de objetivos educacionais. Compêndio Primeiro: Domínio Cognitivo. Porto Alegre: Globo, 1972.
CAILLOIS, R. Os jogos e os homens: a máscara e a vertigem. Tradução de José Garcez Palha. Lisboa: Cotovia, 1990.
CARVALHO, W. T. Uso de uma aventura-solo como ferramenta didática para o ensino de análise combinatória. 2011. 93 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) – Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca, Rio de Janeiro, 2011.
CHAGAS, J. J. T. Ensino de ciências e aprendizagem significativa sobre ecossistemas recifais. 2015. 145 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) – Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2015.
CHAGAS, J. J. T.; SOVIERZOSKI, H. H.; CORREIA, M. D. Avaliação de um livro-jogo como instrumento didático em ensino de ciências na abordagem do assunto ecossistemas recifais. Experiências em Ensino de Ciências, Maceió, v. 12, n. 5, p. 315-329, 2017.
GREEN, J. You are the Hero: A History of Fighting Fantasy Gamebooks. Haddenham: Snowbooks, 2014.
______. You are the Hero: Part 2 - A History of Fighting Fantasy Gamebooks. Oxfordshire: Snowbooks, 2017.
HUIZINGA, J. Homo ludens: o jôgo como elemento da cultura. Tradução de João Paulo Monteiro. São Paulo: Perspectiva: Editôra da USP, 1971.
JENKINS, H. Cultura da Convergência. Tradução de Susana Alexandria. 2.ed. São Paulo: Aleph, 2009.
LAJOLO, M. Literatura: leitores e leitura. São Paulo: Moderna, 2001.
MURRAY, J. H. Hamlet no Holodeck: o futuro da narrativa no ciberespaço. Tradução de Elissa Khoury Daher e Marcelo Fernandez Couzziol. São Paulo: Itaú Cultural: Unesp, 2003.
PERRENOUD, P. A prática reflexiva no ofício de professor: profissionalização e razão pedagógica. Porto Alegre: Artmed, 2002.
SANTOS, A. R. S.; MITSUUCHI, J. T. A. A utilização do livro-jogo para a resolução de problemas matemáticos nos anos iniciais. In: II ENLICSUL II PIBID/SUL II Seminário Institucional PIBID/Institucional. 2017a. Disponível em: < https://sigpibid.ufpr.br/site/uploads/institution_name/arquivo/Interdisciplinar%201/2054/2017.Art.PIBIDSUL.LivroJogo.pdf> Acesso 29 abr. 2019.
______. Livro-jogo e resolução de problemas nos anos iniciais proposta do PIBID interdisciplinar pedagogia e matemática. In: VII Congresso Internacional de Ensino de Matemática. 2017b. Disponível em: <http://www.conferencias.ulbra.br/index.php/ciem/vii/paper/viewFile/7376/4298>. Acesso 29 abr. 2019.
SCHICK, L. Heroic Worlds: A History and Guide to Role-Playing Game. Buffalo: Prometheus Books, 1991.
SCHÖN, D. Formar professores como profissionais reflexivos. In: NÓVOA, António (Org.). Os professores e a sua formação. Lisboa: Publicações Dom Quixote/Instituto de Inovação Educacional, 1992.
SILVA, C. B. O uso da aventura solo RPG na formação de professores com foco na avaliação da aprendizagem. 2015. 95 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Pontifícia Universidade Católica, São Paulo, 2015.
SILVA, P. P. A premonitory gamebook: O Herói da Copa (1994). Alarums & Excursions, fev, n.508, 2018. Paginação irregular.
TODOROV, T. A literatura em perigo. Trad. Caio Meira. Rio de Janeiro: DIFEL, 2009.
UNESCO. Recommendation concerning the International Standardization of Statistics Relating to Book Production and Periodicals. Disponível em: <http://portal.unesco.org/en/ev.php-URL_ID=13068&URL_DO=DO_TOPIC&URL_SECTION=201.html>. Acesso 23 abr. 2019.
VASCONCELOS. M. L. M. C. Docência e autoridade no ensino superior: uma introdução ao debate. In: TEODORO, A.; VASCONCELOS, M. L. M. C. (Orgs.). Ensinar e aprender no Ensino Superior: por uma epistemologia da curiosidade na formação universitária. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2012.
VIDES, A. O Herói da Copa. Rio de Janeiro: Marques Saraiva, 1994.
WARD, M. J. Destined for greatness. [?] Maio 2016. Entrevistador: Stuart Lloyd. Internet: Fighting Fantazine, maio, n.15, p.22-31, 2016. Disponível em: < http://www.fightingfantazine.co.uk/page/>, Acesso 24 abr. 2019.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
CARTA DE AUTORIZAÇÃO PARA PUBLICAÇÃO ON LINE
CONCESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS
O(s) autor(es) do trabalho acadêmico enviado à Revista CADERNOS DE ESTUDOS E PESQUISA NA EDUCAÇÃO BÁSICA CAp-UFPE, por ser(em) titular(es) da propriedade literária do mesmo, assume(m) integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando desde já, que a obra a ser entregue é original, e que não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros e, caso infrinja, as devidas responsabilidades legais relacionadas a Direitos Autorais do material recaem sobre o(s) autor(es) do texto em questão. Desta forma, autoriza(m) a edição de seu trabalho e concede(m) à Revista CADERNOS DE ESTUDOS E PESQUISA NA EDUCAÇÃO BÁSICA CAp-UFPE permissão para reproduzir, comercializar, editar e publicar o citado artigo impresso em papel ou on line, na referida Revista em número e volume ainda a serem definidos pela sua Comissão Editorial. Tal concessão não terá caráter oneroso para a UFPE ou para a Comissão Editorial da Revista CADERNOS DE ESTUDOS E PESQUISA NA EDUCAÇÃO BÁSICA, ou seja, não haverá remuneração sob qualquer modalidade pela utilização do referido material, tendo o mesmo o caráter de colaboração. O(s) autor(es) compromete(m)-se a assegurar o uso e gozo da obra à Revista CADERNOS DE ESTUDOS E PESQUISAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA, que poderá explorá-la com exclusividade nas edições que fizer e compromete(m)-se também a não autorizar(em) terceiros a transcreverem ou traduzirem parte ou totalidade da obra sem expressa autorização da Comissão Editorial desta Revista, cabendo ao infrator as penas da legislação em vigor. O(s) autor(es) asseguram ainda que revisou(aram) a forma final do trabalho e o aprovou(aram) para publicação. À Revista CADERNOS DE ESTUDOS E PESQUISA NA EDUCAÇÃO BÁSICA – Comissão Editorial, reserva-se o direito de modificar o texto, em consulta ao/a/aos/as autor/es/a/as, incluindo reformulações na linguagem, quando necessário, sem prejudicar seu conteúdo, com o objetivo de uniformizar a apresentação.
Os conteúdos da Revista Cadernos de Estudos e Pesquisa na Educação Básica estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.