Reflexões sobre os eventos escolares a partir da experiência no Colégio de Aplicação - UFPE

Autores

Palavras-chave:

Eventos Escolares, Escola, Educação

Resumo

Neste relato, onde nos baseamos na experiência vivida no Colégio de Aplicação - CAp/UFPE a partir do Programa Institucional de Bolsas e Iniciação à Docência - PIBID, buscou-se trazer uma reflexão sobre como os eventos escolares, tendo maior ênfase nos Jogos de Interclasse e o Festival de Artes, possuem significativa importância para o desenvolvimento dos alunos, mostrando como esses momentos favorecem as trocas culturais, o desenvolvimento social e criatividade dos alunos, além de aproximarem a comunidade escolar e as famílias dos estudantes. Trazendo a visão de que o aprendizado transcende as fronteiras da sala de aula e que a existência dessas diferentes formas de ensino enriquecem o processo educativo e amplia o espaço de aprendizagem para além do ambiente tradicional, destacando os formatos de educação formal, não formal e informal, que são importantes para o desenvolvimento da individualidade e criatividade de cada aluno, e como contribuem para o desempenho dos estudantes nestes eventos.

Biografia do Autor

Diogo Silva dos Prazeres, Universidade Federal de Pernambuco

Graduando em Expressão Gráfica pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). E-mail: diogo.prazeres@ufpe.br. ORCID: https://orcid.org/0009-0009-1398-5586

Rayan Lyung Ferreira Chung, Universidade Federal de Pernambuco

Licenciando em Expressão Gráfica pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). E-mail: rayan.lyung@ufpe.br. ORCID: https://orcid.org/0009-0006-3733-2684

Bruno Leite Ferreira, Colégio de Aplicação - UFPE

Doutor em Educação Matemática pela UNESP-Rio Claro, mestre em Educação Matemática e Tecnológica pela UFPE (2011), Graduado em Licenciatura em Desenho e Plástica pela UFPE (2005). Atualmente é professor efetivo de Geometria Gráfica do Colégio de Aplicação (CAp) da UFPE. E-mail: bruno.leitef@ufpe.br. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-8148-737X

Referências

DEGRANDE, Deize.; TORRES, Julio. Atuação Profissional dos Professores do Campo: Educação Formal, Informal e Não Formal. Educação em Foco, [S. l.], v. 27, n. 1, p. 27070, 2023. DOI: 10.34019/2447-5246.2022.v27.38764. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/edufoco/article/view/38764. Acesso em: 21 mar. 2025.

DALMOLIN, Franciele R. Camargo.; KADOTA, Fabiana. Eventos Escolares: Perfil e Conhecimentos Técnicos dos Profissionais Envolvidos – Fase 2 Relatório Final. Caderno PAIC, [S. l.], v. 16, n. 1, p. 367–384, 2016. Disponível em: https://cadernopaic.fae.emnuvens.com.br/cadernopaic/article/view/103. Acesso em: 21 mar. 2025.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

LIBÂNEO, José. Pedagogia e pedagogos, para quê?. São Paulo: Cortez, 2005.

MEIRELLES, Gilda. Tudo sobre eventos. São Paulo: STS Publicações e Serviços, 1999.

Downloads

Publicado

22.11.2025

Edição

Seção

Relatos de Experiências