DIVERSIDADE, ETNICIDADE E EDUCAÇÃO BÁSICA: DIÁLOGOS CONTEMPORÂNEOS

Jucenilton Alves dos Santos

Resumo


Este texto objetiva estudar discussões teóricas sobre gênero, etnias, sexualidades, e suas relações com o ambiente escolar presentes em pesquisas de educação no Brasil, correlacionando-as com os principais temas e questões discutidas, assim como as diretrizes que apontam para o enfrentamento dos problemas destacados. É preciso que mostremos à sociedade brasileira os trabalhos que desenvolvemos/realizamos, assim como é necessário questionarmos a importância desse trabalho pois a produção de conhecimentos científicos devem corresponder às demandas da sociedade na qual estamos inseridos, sociedade essa que se encontra estruturada de maneira desigual e atravessa inúmeras formas de preconceito sendo os relacionados a gênero, sexualidade e etnia alguns exemplos, no âmbito escolar e no cenário nacional como um todo.


Palavras-chave


Educação. Gênero. Sexualidade. Etnia.

Texto completo:

PDF

Referências


BRAGA, Eliane Maio. A questão do Gênero e da sexualidade na educação. In: RODRIGUES, Eliane; ROSIN, Sheila Maria (orgs). Infância e práticas educativas. Maringá – Pr. EDUEM. 2007.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

Gênero e diversidade na escola: formação de professoras/es em Gênero, orientação Sexual e Relações Étnico-Raciais. Livro de conteúdo. Versão 2009. – Rio de Janeiro: CEPESC; Brasília: SPM, 2009.

GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas, 1999.

LOURO, Guacira Lopes. Corpo, escola e identidade. In: Educação e Realidade, Jul/dez. 2000.

______, Guacira Lopes. Gênero, Sexualidade e Educação: Uma perspectiva pós estruturalista. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 1997.

MANZINI, E. J. A entrevista na pesquisa social. Didática, São Paulo, v. 26/27, p. 149-158, 1990/1991.

MINAYO, M. C. de S. Pesquisa Social: Teoria, método e criatividade. Petrópolis: Vozes, 6ª edição, 1994.

SCOTT, Joan. Gênero: uma categoria útil de análise histórica. Educação e Realidade. Vol. 20(2), 1995.




DOI: https://doi.org/10.32359/debin2018.v1.n3.p176-184



Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Sem derivações 4.0 Internacional.