AS BASES FREIREANAS DA EDUCOMUNICAÇÃO PRESENTES NO PROGRAMA CONEXÕES PERIFÉRICAS

Maria Eleni Henrique da Silva, Isabel Mayara Gomes Fernandes Brasil

Resumo


RESUMO

O artigo expõe o pensamento freireano sobre educação e comunicação, sustentados pela ação dialógica, assinalando as contribuições que serviram de inspiração para a formação do saber educomunicativo. Uma análise realizada da prática educomunicativa do Programa Conexões Periféricas da Rede Cuca/ Prefeitura de Fortaleza, concebida a partir do pensamento de Paulo Freire. A vivência das juventudes do Conexões Periféricas reconhecem pressupostos freireanos em sua prática. A abordagem qualitativa recorreu à pesquisa bibliográfica, documental e de campo, em que foram aplicadas as técnicas entrevistas semiestruturadas, análise de alguns programas e observação participante. A correspondência entre educomunicação e Paulo Freire, encontrada no Conexões Periféricas ocasionou a sistematização dos seguintes fundamentos freireanos: co-laboração, tema-gerador/ pergunta, tolerância e a versão da educação como um ato político.

Palavra-chave:Paulo Freire; Educomunicação; Conexões Periféricas


Palavras-chave


Paulo Freire; Educomunicação; Conexões Periféricas

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Referências


REFERÊNCIAS

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DOI: https://doi.org/10.32359/debin2019.v2.n4.p110-126



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