AS BASES FREIREANAS DA EDUCOMUNICAÇÃO PRESENTES NO PROGRAMA CONEXÕES PERIFÉRICAS
DOI:
https://doi.org/10.32359/debin2019.v2.n4.p110-126Parole chiave:
Paulo Freire, Educomunicação, Conexões PeriféricasAbstract
RESUMO
O artigo expõe o pensamento freireano sobre educação e comunicação, sustentados pela ação dialógica, assinalando as contribuições que serviram de inspiração para a formação do saber educomunicativo. Uma análise realizada da prática educomunicativa do Programa Conexões Periféricas da Rede Cuca/ Prefeitura de Fortaleza, concebida a partir do pensamento de Paulo Freire. A vivência das juventudes do Conexões Periféricas reconhecem pressupostos freireanos em sua prática. A abordagem qualitativa recorreu à pesquisa bibliográfica, documental e de campo, em que foram aplicadas as técnicas entrevistas semiestruturadas, análise de alguns programas e observação participante. A correspondência entre educomunicação e Paulo Freire, encontrada no Conexões Periféricas ocasionou a sistematização dos seguintes fundamentos freireanos: co-laboração, tema-gerador/ pergunta, tolerância e a versão da educação como um ato político.
Palavra-chave:Paulo Freire; Educomunicação; Conexões Periféricas
Riferimenti bibliografici
REFERÊNCIAS
ACCIOLY, Denise Cortez da Silva. Educação e Comunicação na perspectiva de Paulo Freire: a questão da mídia na prática docente. In: V Colóquio Internacional Paulo Freire – Recife, 2005, p.01-12.
FREIRE, Paulo; FAUNDEZ, Antonio. Por uma pedagogia da pergunta. v.15 – Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1985.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 17ª. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
FREIRE, Paulo. SHOR, Ira. Medo e Ousadia: o cotidiano do professor. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1986.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da tolerância. São Paulo: Editora UNESP, 2004.
PERUZZO, Cecília Krohling. Ideias de Paulo Freire aplicadas à Comunicação popular e comunitária. Revista Famecos-Mídia, Cultura e Tecnologia. Porto Alegre, v. 24, n.01, p. 01-16, jan./ fev./ mar./ abr. 2017
SOARES, Donizete. Educomunicação – O que é isto? Gens, Instituto de Educação e Cultura, 2006. Disponível em:http://portalgens.com.br/baixararquivos/textos/educomunicacao_o_que_e_isto.pdf. Acesso em: 05 março 2017.
SOARES, Ismar de Oliveira; MACHADO, Elliany Salvierra. Educomunicação: ou a emergência do campo de inter-relação. In: INTERCOM, p. 01-09, Comunicação/ Educação. 1999.
JARES, Xesús R. Educação para a Paz: sua teoria e sua prática. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2002.
JARES, Xesús R. Pedagogia da convivência. São Paulo: Editora Palas Athena, 2008.
MAIA, Rogério. Entrevista concedida a autoria deste projeto de pesquisa. Fortaleza, 6 de janeiro e de fevereiro de 2017. [Rogério Maia, Coordenador de Comunicação da Rede Cuca e Gestor do Conexões Periféricas].
NUNES et al. Comunicação e Educação: Bases Epistemológicas Fundamentadas na Perspectiva Dialógica de Paulo Freire. In: Intercom - XXXIX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. São Paulo: Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação, p. 1- 15, set., 2016.
Downloads
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
