PRINCESINHA DO NORTE POR BABETTE: IDENTIDADES E HOMOSSOCIABILIDADES EM COLATINA NOS ANOS 60

Auteurs

  • Randas Gabriel Aguiar Freitas Universidade Federal do Espírito Santo
  • Luiz Cláudio Moisés Ribeiro Universidade Federal do Espírito Santo
  • Carlos Eugênio Soares de Lemos Universidade Federal Fluminense

DOI :

https://doi.org/10.32359/debin2020.v3.n9.p54-78

Mots-clés :

homossociabilidades, Colatina, identidades, gênero, sexualidades

Résumé

Neste artigo discutiremos as classificações identitárias e as formas de sociabilidade das dissidências de gênero e sexualidade na cidade de Colatina no Espírito Santo durante os anos 1960. O pano de fundo teórico está na abordagem foucaultiana acerca da sexualidade. Interpelamos as questões de identidade a partir dos estudos culturais dialogando com os estudos queer, o que nos permite discorrer sobre identidades ao fugir da rigidez categórica e apresentar a plasticidade do processo de construção do eu e do outro. Buscamos verificar os espaços de sociabilidades desses sujeitos em uma cidade interiorana e os diálogos possíveis com outras cidades. A fonte que possibilitou essa pesquisa provém da coluna Colatina em Hi-Fi, escrita por Babette entre 1965 e 1968 no jornal O Snob, publicado na cidade do Rio de Janeiro (RJ).

Bibliographies de l'auteur

Randas Gabriel Aguiar Freitas, Universidade Federal do Espírito Santo

Mestrando em História Social das Relações Políticas na Universidade Federal do Espírito Santo e licenciado em História pela mesma instituição (2017). Participou do PIBID (2015-2017) e foi professor voluntário dos pré-vestibulares Machado de Assis (2015-2017) e Travestibular (2019). Integra o Laboratório de História Regional do Espírito Santo e Conexões Atlânticas (LACES). Tem interesse nas áreas de História do Brasil e História do Espírito Santo debatendo os seguintes temas: identidades, movimentos sociais, gênero e sexualidade.

Luiz Cláudio Moisés Ribeiro, Universidade Federal do Espírito Santo

Luiz Cláudio M. RIBEIRO. Professor Associado IV do Departamento de História do Centro de Ciências Humanas e Naturais da Universidade Federal do Espírito Santo (CCHN/UFES), Brasil; professor do Programa de Pós-Graduação em História (CCHN/UFES), professor do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Estadual de Santa Cruz (Ilhéus/BA). Realizou pós-doutoramento em História do Espírito Santo Colonial na Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP) em 2015-2016 com apoio de bolsa de Estágio-Sênior no Exterior da CAPES/Brasil; Doutor em História pela Universidade Federal Fluminense (2003), Mestre em História Econômica pela Universidade de São Paulo (1995), licenciado em História pela Universidade Federal Fluminense (1991). Foi investigador do projeto Global South. Ports and Economic and Social Development (1850-2010), financiado pelo Ministério da Economia e Competitividade da Espanha para 2016-2018 (HAR2015-64044-R); investigador da Rede de Pesquisa ?La Gobernanza de Los Puertos Atlánticos, siglos XIV-XXI?; investigador da equipa Brasil do projeto Rede CoopMar (Transoceanic Cooperation, Public Policies and Iberoamerican Sociocultural Community), financiado pela CYTED (Cooperación Iberoamericana de Ciencia y Tecnología para el Desarrollo), com foco em Memórias Partilhadas/Memórias Conflitantes/Indústrias Criativas; líder do Grupo de Pesquisa CNPq-UFES "Laboratório de História Regional do Espírito Santo e Conexões Atlânticas" (LACES-UFES). Na sociedade civil é presidente da Associação Amigos do Piraquê-açu (AMIP-Santa Cruz); sócio do Instituto Histórico e Geográfico do Espírito Santo (IHGES); membro da Comissão Espírito-santense de Folclore. Nos últimos anos pesquisou e publicou com ênfase em História do Brasil e História do Espírito Santo, principalmente nos seguintes temas: territorialidade e identidade dos povos originários do Espírito Santo; o projeto missionário-colonizador da Companhia de Jesus, decolonialidade, história da Alfândega e fiscalidade no Brasil-colônia; formação do Estado, navegação e comércio no Espírito Santo colonial; história dos portos brasileiros; Invenções e patentes no século XIX; políticas de produção de energia elétrica e industrialização no Espírito Santo, meio ambiente & crescimento econômico.

Carlos Eugênio Soares de Lemos, Universidade Federal Fluminense

Professor Associado I do Departamento de Ciências Sociais da PUCG/UFF, possui Graduação em História pelo Centro Universitário Fluminense (UNIFLU/FAFIC - 1995), Especialização em História do Brasil pela UFF (1997), Especialização em Psicanálise pela Faculdade de Medicina de Campos (2016), Mestrado em Comunicação pela ECO/UFRJ (2002), Doutorado em Ciências Humanas (Sociologia) pelo IFCS/UFRJ (2007). Atualmente, é professor do curso de Ciências Sociais (PUCG-UFF), coordena o Grupo de pesquisa Estudo do Discurso e do Texto Histórico (GEDITEH), o subprojeto Leitura e interdisciplinaridade do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid), é pesquisador do Laboratório de História Regional e Patrimônio (LAHIRP/História/UFF) e do Laboratório de História Regional do Espírito Santo e Conexões Atlânticas (LACES/UFES). Desenvolve o projeto de extensão Narrativas históricas e literárias regionais e um projeto de pesquisa sobre A vila/cidade de São Salvador dos Campos dos Goytacazes no contexto do Império (século XIX). Trabalha principalmente com os seguintes temas: História regional e do Brasil Império; Análise do discurso em Ciências Humanas.

Références

ALBANI, Vivian. Trajetória do crescimento da cidade de Colatina. 2012. 166 f. Tese (Doutorado em Arquitetura e Urbanismo) - Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo (PPGAU), Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2012.

BUTLER, Judith. Problemas de gênero: feminismo e subversão da identidade. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2003.

COSTA, Rogério da Silva Martins. Sociabilidade homoerótica masculina no Rio de Janeiro na década de 1960: Relatos do jornal O Snob. 2010. 129 f. Dissertação (Mestrado em História, Política e Bens Culturais) – Programa de Pós-Graduação em História, Política e Bens Culturais, Fundação Getúlio Vargas, Rio de Janeiro, 2010.

FOUCAULT, Michel. História da sexualidade I: a vontade de saber. Rio de janeiro: Graal, 1988.

GREEN, James. Além do Carnaval: a homossexualidade masculina no Brasil do século XX. São Paulo: UNESP, 2000.

MACRAE, Edward. A construção da igualdade: identidade sexual e política no Brasil da “abertura”. Campinas: Editora UNICAMP, 1990.

MISKOLCI, Richard. A Teoria Queer e a Sociologia: o desafio de uma analítica da normalização. Sociologias, n. 21, p. 150-182, 2009.

MOIRA, Amara Rodovalho. O cis pelo trans. Estudos Feministas, v. 25, n. 1, p. 365-373, 2017.

NOGUEIRA, Nádia. Invenções de si em histórias de amor: Lota Macedo Soares e Elizabeth Bishop. 2005. 315 f. Tese (Doutorado em História) – Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH), Universidade Estadual de Campinas, 2012.

SILVA, Tomaz Tadeu. A produção social da identidade e da diferença. In: SILVA, Tomaz Tadeu da (Org.). Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais. Petrópolis: Vozes, 2005. p. 73-102.

VERAS, Elias Ferreira. Travestis: carne, tinta e papel. Curitiba: Appris, 2020.

WOODWARD, Kathryn. Identidade e diferença: uma introdução teórica e conceitual. In: SILVA, Tomaz Tadeu da (Org.). Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais. Petrópolis: Vozes, 2005. p. 7-72.

Téléchargements

Publiée

2020-07-28

Comment citer

Freitas, R. G. A., Ribeiro, L. C. M., & Lemos, C. E. S. de. (2020). PRINCESINHA DO NORTE POR BABETTE: IDENTIDADES E HOMOSSOCIABILIDADES EM COLATINA NOS ANOS 60. Revista Debates Insubmissos, 3(9), 54–78. https://doi.org/10.32359/debin2020.v3.n9.p54-78

Numéro

Rubrique

Número Especial: Dissidências de Gênero e Sexualidade(s) em Contextos Interioranos e/ou Rurais

Articles similaires

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Vous pouvez également Lancer une recherche avancée de similarité pour cet article.