GÊNERO E CURRÍCULO: TENSÕES E CONTENÇÕES DE UM CONFLITUOSO RELACIONAMENTO
DOI:
https://doi.org/10.32359/debin2021.v4.n13.p48-71Palavras-chave:
relacionamento, gênero, currículoResumo
Objetivando discutir como ocorre o relacionamento educacional entre currículo e gênero é que este trabalho surge. Para embasar as reflexões propostas, este estudo dialoga com autores/as como Silva (1996), Lopes e Macedo (2011) e Andrade e Santos (2013), que oferecem questionamentos sobre gênero, currículo e as relações de poder que entremeiam cada um desses campos. Valeu-se da revisão bibliográfica para tecer as ideias delimitadas para investigação e diante dos dados, fatos e relações feitas pôde-se concluir, e também reforçar, algo que a Educação Especial já falava há tempos, inserção e inclusão são coisas diferentes. Justamente por isso, aqui é assegurado em diversos momentos que gênero e currículo mantêm uma pseudo relação, pois um encontra-se imerso no outro, mas não nutrem um vínculo de reciprocidade, caracterizando esse relacionamento como meramente falacioso.
Referências
ANDRADE, Darlane Silva Vieira; SANTOS, Helena Miranda dos (orgs). Gênero na psicologia: articulações e discussões. Salvador: CRP-03, 2013. Disponível em: https://www.crp03.org.br/wp-content/uploads/2015/08/Genero-na-Psicologia-articulacoes-e-discussoes.pdf. Acesso em: 28 abr. 2019.
ANDRADE, Jemina de Araújo Moraes; SIMÕES, Helena Cristina Guimarães Queiroz. Educação Superior: um direito de todos? Práxis Educacional. v. 16, n. 37, p. 393-407, jan., 2020. Disponível em: http://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/6190. Acesso em: 20 jan. 2020.
APPLE, Michael. Educação e poder. Porto Alegre: Artes Médicas, 1989.
ARÁN, Márcia. A transexualidade e a gramática normativa do sistema sexo-gênero. Ágora - Estudos em Teoria Psicanalítica. v. 9, n. 1, p. 49-63, jan./jun., 2006. Disponível em:
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-14982006000100004. Acesso em: 28 abr. 2019.
BEAUVOIR, Simone de. O Segundo Sexo. v. II. MILLIET, Sérgio (trad.). 2. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1980.
BERNSTEIN, Basil. A estruturação do discurso pedagógico: classe, códigos e controle. Petrópolis: Vozes, 1996.
BOBBITT, John Franklin. The Curriculum. Boston: Houghton Mifflin Company, 1918.
BOENAVIDES, Débora Luciene Porto. Ressignificar e resistir: a Marcha das Vadias e a apropriação da denominação opressora. Revista Estudos Feministas. v. 27, n. 2. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/ref/article/view/1806-9584-2019v27n248405/40715. Acesso em: 04 mai. 2020.
BOURDIEU, Pierre. O poder simbólico. 6. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2003.
BOURDIEU, Pierre. A dominação masculina. KÜHNER, Maria Helena (trad.). Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2011.
BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil: promulgada em 5 de outubro de 1988. Organização do texto: Juarez de Oliveira. 4. ed. São Paulo: Saraiva, 1990. 168p. (Série Legislação Brasileira).
BRASIL. Panorama da violência contra as mulheres no Brasil: indicadores nacionais e estaduais (Observatório da Mulher contra a Violência/Senado Federal, 2018). Disponível em: http://www.senado.gov.br/institucional/datasenado/omv/indicadores/relatorios/BR-2018.pdf. Acesso em: 12 abr. 2019.
CHERFEM, Carolina Orquiza. Relações sociais de gênero e raça: um debate para a luta de classes na licenciatura em educação do campo. Revista Debates Insubmissos. Ano 2, v. 2, n. 5, jan./abr., 2019. Disponível em: file:///C:/Users/Usu%C3%A1rio/Desktop/238155-139790-1-PB.pdf. Acesso em: 22 jul. 2019.
CUNHA, Érika Virgílio Rodrigues da. O currículo e o seu planejamento: concepções e práticas. Espaço do currículo. v. 3, n. 2, p. 578-590, set. 2010 / mar. 2011. Disponível em: https://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:KYeNL-rWUfQJ:https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/rec/article/download/9667/5255/+&cd=1&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br. Acesso em: 11 abr. 2019.
GIROUX, Henry. Poder e resistência na nova sociologia da educação: para além das teorias da reprodução social e cultural. In: GIROUX, Henry. Pedagogia Radical: subsídios. São Paulo: Cortez, 1983.
GOMES, Nilma Lino. Relações étnico-raciais, educação e descolonização dos currículos. Currículo sem Fronteiras. v. 12, n. 1, p. 98-109, jan./abr., 2012. Disponível em: http://www.acaoeducativa.org.br/fdh/wp-content/uploads/2012/11/curr%C3%ADculo-e-rela%C3%A7%C3%B5es-raciais-nilma-lino-gomes.pdf. Acesso em: 13 abr. 2019.
GOSDAL, Thereza Cristina. Diferenças de gênero e discriminação no trabalho. In: PENIDO, Laís de Oliveira (coord.). A igualdade dos gêneros nas relações de trabalho. Brasília: Escola Superior do Ministério Público da União, 2006. p. 305-318.
LOPES, Alice Casimiro; MACEDO, Elizabeth. Teorias de Currículo. São Paulo: Cortez, 2011.
LOPES, Alice Casimiro. Teoria pós-crítica, política e currículo. Educação, sociedade & culturas. n. 39, p. 07-23. 2013. Disponível em: https://www.fpce.up.pt/ciie/sites/default/files/02.AliceLopes.pdf. Acesso em: 23 abr. 2019.
MACEDO, Elizabeth. Como a diferença passa do centro à margem nos currículos: o exemplo dos PCN. Educação & Sociedade. v. 30, n. 106, p. 87-109, jan./abr. 2009. Disponível em: http://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:QkxZvV1KRdAJ:www.scielo.br/pdf/es/v30n106/v30n106a05.pdf+&cd=1&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br. Acesso em: 24 abr. 2019.
MCLAREN, Peter. A vida nas escolas: uma introdução à pedagogia crítica nos fundamentos da educação. Porto Alegre: Artes Médicas, 1977.
RIBEIRO, William de Goes. Currículo, subjetivação e política da diferença: um diálogo com Homi Bhabha. Conjectura: Filosofia e Educação. v. 22, n. 3, p. 576-597, set./dez., 2017. Disponível em: http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/4961. Acesso em: 24 abr. 2019.
SANTOS, Boaventura de Sousa. Para além do pensamento abissal: das linhas globais a uma ecologia de saberes. In: SANTOS Boaventura de Sousa; MENESES, Maria Paula (orgs). Epistemologias do Sul. São Paulo: Cortez, 2010. p. 31-83.
SILVA, Tomaz Tadeu da. Identidades terminais: as transformações na política da pedagogia e na pedagogia da política. Petrópolis: Vozes, 1996.
SILVA, Tomaz Tadeu da. Documentos de Identidade: uma introdução às teorias do currículo. 3. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2010.
STRECK, Danilo Romeu. Qual o conhecimento que importa? Desafios para o currículo. Currículo sem Fronteiras. v. 12, n. 3, p. 8-24, set./dez., 2012. Disponível em: http://www.curriculosemfronteiras.org/vol12iss3articles/streck.pdf. Acesso em: 24 abr. 2019.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
