COISAS DE MENINAS E COISAS DE MENINOS: LIÇÕES DE GÊNERO NOS ESPAÇOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autori

DOI:

https://doi.org/10.32359/debin2021.v4.n12.p195-224

Parole chiave:

Educação Infantil, Identidade de gênero, Construção social.

Abstract

Este estudo tem por objetivo a análise da contribuição da escola na formação da identidade de gênero paras as crianças da Educação Infantil. Fruto da pesquisa acadêmica, no Curso de Pedagogia, a preocupação com a temática surgiu da constatação empírica, vivenciada na sala quando a professora chamou a atenção de uma criança, que aquilo era coisa de menina. O tema foi aprofundado por meio de contribuições teóricas, que enfatizam a construção da identidade de gênero como um fator social. A pesquisa, do tipo estudo de caso, se caracterizou por meio da abordagem qualitativa. O instrumento de coleta de dados utilizado foi a observação direta em sala de aula. Os resultados do estudo poderão contribuir para a compreensão de como os agenciamentos sociais, culturais e a percepção de mundo das professoras envolvem as relações de gênero na Educação Infantil, as quais são repassadas às crianças, muitas vezes inconscientemente.

Biografie autore

Diana dos Santos Pirete Podolak

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Pós-graduanda em Educação Infantil, Ensino Fundamental e Gestão Escolar pela Faculdade de São Paulo (FSP). Professora na Rede Estadual de Educação em Mato Grosso, do Município de Juína, membro do Grupo de Estudos e Pesquisas de Espacialidades Amazônicas (Geam).

Avacir Gomes dos Santos Silva

Doutorada em Geografia pela Universidade Federal de Goiás (UFG), Pós-Doutoramento em Geografia pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ). Professora da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Curso de Pedagogia, Campus Rolim de Moura, Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas de Espacialidades Amazônicas (Geam).

Riferimenti bibliografici

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Pubblicato

2021-05-10

Come citare

dos Santos Pirete Podolak, D., & Gomes dos Santos Silva, A. (2021). COISAS DE MENINAS E COISAS DE MENINOS: LIÇÕES DE GÊNERO NOS ESPAÇOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL. Revista Debates Insubmissos, 4(12), 195–224. https://doi.org/10.32359/debin2021.v4.n12.p195-224

Fascicolo

Sezione

Dossiê: Gênero, Sexualidade, Infância e Educação

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