OS MECANISMOS DE CONTROLE NACIONAIS E INTERNACIONAIS QUE INFLUENCIARAM E INFLUENCIAM A EDUCAÇÃO BRASILEIRA

Autores

  • Silvia Regina de Oliveira Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões – Campus de Frederico Whestphalen - RS Brasil.
  • Edite Maria Sudbrack Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões – Campus de Frederico Whestphalen - RS Brasil. https://orcid.org/0000-0002-9591-8038
  • Elke Luanne da Silva Xavier Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões – Campus de Frederico Whestphalen - RS Brasil. https://orcid.org/0000-0001-6135-1953

DOI:

https://doi.org/10.32359/debin2021.v4.n13.p31-47

Palavras-chave:

Educação, Políticas Públicas, Avaliações de Larga Escala, Gestão Pública.

Resumo

O Brasil, assim como muitos outros países, é influenciado pelas ações da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), que vem direcionando, sobretudo, a principal avaliação de larga escala que é desenvolvida atualmente no país, o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). A reforma do Estado, proposta na década de 1990, vem delineando as políticas educacionais no Brasil, na medida em que propõe a avaliação externa como mecanismo de controle e regulação do Estado. Neste artigo, faremos reflexões sobre a Nova Gestão Pública, Gerencialismo e o Novo Gerencialismo, além de dois eventos educacionais internacionais: a Agenda 2030 e o Fórum Mundial da Educação ocorrido em maio de 2015 na Coréia do Sul.

Biografia do Autor

Silvia Regina de Oliveira, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões – Campus de Frederico Whestphalen - RS Brasil.

Possui licenciatura e bacharelado em história pela Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT (2002);  Bacharelado em Serviço Social pela Fundação Universidade do Tocantins  -UNITINS (2012); Com três pós graduações a nível de especialização: Mídias em Educação (UFMT), Gestão Pública (UNEMAT) e Desenvolvimento Regional (UFMT), está cursando Mestrado em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e da Missões (URI) Câmpus de  Frederico Westphalen/RS. Tem experiência na área de Educação, atuando como docente e não docente em várias funções, principalmente nos seguintes temas: educação, formação continuada, profissionalização, escola e crianças, adolescentes, violência, sociedade. Foi tutora a distância e coordenadora regional  e bolsista de programas do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), atualmente faz parte da gestão escolar, na função de secretária escolar, na Escola Estadual 9 de Maio em Juína - MT.

Edite Maria Sudbrack, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões – Campus de Frederico Whestphalen - RS Brasil.

Pós-Doutorado em Educação (2020) ? Universidade de Aveiro/Portugal; Pós-Doutorado em Educação (2016) ? UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul); Doutora (2002) e Mestre em Educação (1995) pela UFRGS. Possui Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Santa Maria (1975). Atualmente é Pró-reitora de Ensino da URI. Atuou como Diretora Acadêmica (2002-2010) e como Chefe do Departamento de Ciências Humanas (2010-2014), é docente do PPGEDU (Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação ? Mestrado e Doutorado) e professora da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões. Atua como Coordenadora local do DINTER - UNISINOS/URI. Integrou o Conselho Municipal de Educação de Frederico Westphalen/RS. Tem experiência na área de Educação, no Mestrado e Doutorado em Educação da URI atua na Linha de Pesquisa Políticas Públicas e Gestão da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, formação docente, avaliação em larga escala, gestão da educação, políticas públicas e política educacional. Membro do Conselho Editorial da Revista de Ciências Humanas (URI), consultora AD HOC da Revista Vivências (URI), da Revista Educação (UFSM) e da Revista Educação e Cultura Contemporânea (Universidade Estácio de Sá). Integra a Rede Ibero-americana de Pesquisa em Políticas e Processos na/da Educação Superior. Integra também o Grupo Internacional de Estudos e Pesquisas em Educação Superior, da Universidade Estadual de Campinas/SP. Membro da Câmara de Ensino, Pesquisa, Extensão e Pós-Graduação da URI. Avaliadora de pesquisa da UFFS, líder do Grupo de Pesquisa em Educação (GPE) e integra os Grupos de Pesquisa: Núcleo de Estudos e Pesquisas em Políticas e Processos de Educação Superior (NEPPES) e o Grupo Internacional de Estudos e Pesquisas Sobre Educação Superior, da Universidade Estadual de Campinas, cadastrados no CNPQ.

Elke Luanne da Silva Xavier, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões – Campus de Frederico Whestphalen - RS Brasil.

Possui graduação em Ciências Contábeis pela Universidade de Cuiabá (2012). Técnico em Secretaria Escolar pelo Instituto Federal de Mato Grosso (2014). Especialização em Gestão e Organização de Escola pela Universidade Norte do Paraná (2015). Mestranda em Educação pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - URI (2019). Atualmente é Técnico Administrativo Educacional - Secretaria de Estado de Educação do Estado do Mato Grosso. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação.

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Publicado

2021-09-10

Como Citar

de Oliveira, S. R., Sudbrack, E. M., & da Silva Xavier, E. L. (2021). OS MECANISMOS DE CONTROLE NACIONAIS E INTERNACIONAIS QUE INFLUENCIARAM E INFLUENCIAM A EDUCAÇÃO BRASILEIRA. Revista Debates Insubmissos, 4(13), 31–47. https://doi.org/10.32359/debin2021.v4.n13.p31-47

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