EDUCAÇÃO POPULAR, SABERES TRADICIONAIS E DEBATES INSUBMISSOS: UM DIÁLOGO COM CARLOS RODRIGUES BRANDÃO
DOI:
https://doi.org/10.32359/debin2021.v4.n13.p208-224Palavras-chave:
Insubmissão, Educação Popular, Diálogos.Resumo
Este texto traz uma entrevista dialogada com Carlos Rodrigues Brandão, sobre a relação entre a Educação Popular com os saberes tradicionais e populares, com o campo e o rural, e sobre os múltiplos desafios que os dias atuais – agigantados pela atual Pandemia de Covid 19. Alinhavando passagens de sua trajetória com recortes de seus escritos, trazemos questões relacionadas às pautas insubmissas da Educação Popular e de suas bases, não hegemônicas, dialógicas e democráticas. Brandão apresenta o que para ele significa ser um educador insubmisso, e sobre a práxis insubmissa como um caminho para uma Educação humanizadora, que fortalece a criticidade e gera insurgência contra todo e qualquer tipo de opressão. Falamos da militância ao longo da vida, das lutas contra injustiças e em busca de um mundo mais solidário. Trazemos à pauta ainda os Saberes Tradicionais e Populares, o campesinato e a Agroecologia alinhados à Educação Popular, como aportes de insubmissão e resistência. Finalmente, discutimos a virtualidade, o ensino remoto e à distância, e como traçar caminhos a partir daqui, pensando os processos e as experiências de aprender-e-ensinar.
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