EDUCAÇÃO POPULAR, SABERES TRADICIONAIS E DEBATES INSUBMISSOS: UM DIÁLOGO COM CARLOS RODRIGUES BRANDÃO

Autores

  • VALÉRIA OLIVEIRA DE VASCONCELOS CENTRO UNIVERSITÁRIO SALESIANO DE SÃO PAULO
  • Renata Evangelista Oliveira UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS (UFSCar)

DOI:

https://doi.org/10.32359/debin2021.v4.n13.p208-224

Palavras-chave:

Insubmissão, Educação Popular, Diálogos.

Resumo

Este texto traz uma entrevista dialogada com Carlos Rodrigues Brandão, sobre a relação entre a Educação Popular com os saberes tradicionais e populares, com o campo e o rural, e sobre os múltiplos desafios que os dias atuais – agigantados pela atual Pandemia de Covid 19. Alinhavando passagens de sua trajetória com recortes de seus escritos, trazemos questões relacionadas às pautas insubmissas da Educação Popular e de suas bases, não hegemônicas, dialógicas e democráticas. Brandão apresenta o que para ele significa ser um educador insubmisso, e sobre a práxis insubmissa como um caminho para uma Educação humanizadora, que fortalece a criticidade e gera insurgência contra todo e qualquer tipo de opressão. Falamos da militância ao longo da vida, das lutas contra injustiças e em busca de um mundo mais solidário. Trazemos à pauta ainda os Saberes Tradicionais e Populares, o campesinato e a Agroecologia alinhados à Educação Popular, como aportes de insubmissão e resistência. Finalmente, discutimos a virtualidade, o ensino remoto e à distância, e como traçar caminhos a partir daqui, pensando os processos e as experiências de aprender-e-ensinar.

Biografia do Autor

VALÉRIA OLIVEIRA DE VASCONCELOS, CENTRO UNIVERSITÁRIO SALESIANO DE SÃO PAULO

Possui graduação em Educação Física pela Faculdade de Educação Física de Santo André (1984); mestrado em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos (1996); doutorado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos/Universidade de Salamanca-Espanha (2002), pós-doutorado pelo Departamento de Pos-graduação em Educação Escolar da Universidade Júlio de Mesquita Filho (UNESP/Araraquara - 2010) e pós-doutorado pelo Departamento de Ciências Ambientais da Universidade Federal de São Carlos (2016). Atualmente cursa a graduação em Pedagogia (2021) no Centro Universitário Claretiano. Professora do Programa de Mestrado em Educação do Centro Universitário Salesiano de S50 Paulo (UNISAL)/Americana; pesquisadora do Grupo de Pesquisa CNPq/UFSCar Práticas Sociais e Processos Educativos desde 1998, do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Ambiental (GEPEA—CNPq/UFSCar) e do Grupo Conhecimento e análise das intervenções na práxis educativa sociocomunitaria (CAIPE/CNPq)- UNISAL. Vice—coordenadora do GT 06 - Educação Popular/Anped, 2019-2021. Eventualmente presta consultorias para o Instituto Chico Mendes de Conservarão da Biodiversidade (ICMBio) e o Instituto Socioambiental (ISA). Experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Popular e educação sociocomunitaria, atuando principalmente nos seguintes temas: cultura e diversidade, populações tradicionais, educação ambiental e formação de educadores.

Referências

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Publicado

2021-09-10

Como Citar

VASCONCELOS, V. O. D., & Oliveira, R. E. (2021). EDUCAÇÃO POPULAR, SABERES TRADICIONAIS E DEBATES INSUBMISSOS: UM DIÁLOGO COM CARLOS RODRIGUES BRANDÃO. Revista Debates Insubmissos, 4(13), 208–224. https://doi.org/10.32359/debin2021.v4.n13.p208-224

Edição

Seção

Dossiê Educação Popular e Saberes Tradicionais em diferentes territorialidades

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